Investimentos

Poupança de Criptomoedas: 4 plataformas que oferecem o serviço

Plataformas oferecem rendimentos de até 17% ao ano, dependendo da criptomoeda depositada

Poupança de Criptomoedas: 4 plataformas que oferecem o serviço
(FOTO: Envato Elements - LightFieldStudios)
  • Algumas empresas, como Binance, Block Fi, Celsius Network e Nexo, estão oferecendo aos detentores de criptomoedas a possibilidade de obter renda passiva com seus ativos digitais, em uma espécie de poupança de criptomoedas
  • Basicamente, essas plataformas tomarão emprestadas suas criptomoedas e as emprestarão para fundos de hedge ou outros investidores e corretores
  • Ao contrário da poupança tradicional, essa nova modalidade não possui proteção pelo Fundo Garantidor de Crédito e nem pelas autoridades responsáveis dos EUA, como a Federal Deposit Insurance Corp e a Securities Investor Protection Corp

A poupança tradicional vem deixando a desejar no quesito rentabilidade há algum tempo, tendo em vista que, pelas regras atuais, a aplicação rende o equivalente a 70% da taxa Selic mais a taxa referencial, que está zerada desde 2017. Com a taxa básica de juros em 3,50% ao ano, a poupança passa a ter um rendimento anual de 2,45%, o que equivale a 0,20% ao mês. Não é à toa que os investidores estão procurando retornos mais atraentes.

Com o advento das finanças descentralizadas (DeFi), que surgem com o objetivo de revolucionar o sistema financeiro, algumas empresas, como Binance, Block Fi, Celsius Network e Nexo, estão oferecendo aos detentores de criptomoedas a possibilidade de obter renda passiva com seus ativos digitais, em uma espécie de “poupança de criptomoedas”. Dependendo do ativo, a aplicação pode render juros de até 17% ao ano.

As plataformas de poupança de criptomoedas tomam emprestadas as criptomoedas dos clientes e as emprestam para fundos de hedge, outros investidores e corretores. O cliente recebe, como juros, uma parte do que os tomadores pagam às instituições, o que já é mais ou menos o que os bancos fazem com o dinheiro aplicado na poupança tradicional. Sendo assim, os usuários são remunerados com uma porcentagem, apenas por manter seus ativos digitais armazenados nas plataformas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os juros recebidos não são fixos e podem variar ao longo do tempo, e também de acordo com a criptomoeda escolhida. No geral, as plataformas de poupança utilizam os criptoativos mais conhecidos, como Bitcoin, Ether, Chainlink, XRP e também as stablecoins, que são criptomoedas em algum ativo estável, como por exemplo, o dólar.

Normalmente, os juros são recebidos na própria moeda depositada, ou seja, se depositar Bitcoin, receberá em Bitcoin, e assim por diante . O problema disso, segundo especialistas, é que o cliente pode sofrer com atrasos, cobranças de saque ou taxas de conversão se quiser transformá-los em dólares ou em uma moeda diferente.

Algumas plataformas permitem que os clientes recebam um pouco mais de juros, para isso, é necessário optar por receber os rendimentos nas próprias criptomoedas da casa. Por exemplo, na Nexo, o rendimento anual para depósitos de Bitcoin é de 6%, entretanto, se o cliente escolhe receber no criptoativo nativo da plataforma, o rendimento passa para 8% ao ano.

Quais são os riscos de investir nas poupanças de criptomoedas?

Ao contrário da poupança tradicional, essa nova modalidade não possui proteção pelo Fundo Garantidor de Crédito e nem pelas autoridades responsáveis dos EUA, como a Federal Deposit Insurance Corp e a Securities Investor Protection Corp.

Por conta da ausência de regulação no mercado de criptomoedas, não há nenhuma garantia de que o cliente irá reaver seus investimentos caso a empresa custodiante vá à falência, por exemplo.

Além desse risco, conhecido como contraparte, Alex Buelau, CTO da Parfin, plataforma de consolidação de investimentos em criptoativos para institucionais, alerta sobre o risco de volatilidade da criptomoeda que está aplicando. Ou seja, o “dinheiro” investido pode valer metade amanhã, ou o dobro.

Publicidade

Outro risco citado pelo executivo é o cambial, tendo em vista que os pagamentos são feitos em criptomoedas. “Se você paga suas contas em reais e recebe juros, por maior que seja, em dólar, se a moeda norte-americana subir ou descer, vai afetar o seu rendimento em reais”, diz Buleau.

Vale a pena usar a poupança de criptomoedas?

Mas, afinal, vale a pena correr esses riscos? De acordo com Buleau, depende da situação da pessoa, já que quem tem reais na carteira conta com o risco cambial.

“Você pode estar recebendo 30% ao ano em dólar, mas se suas contas a pagar estão em reais, e o dólar pode facilmente subir ou descer 30% em um ano, você pode ganhar muito mais dinheiro ou pode perder todo seu benefício por conta dessa variação cambial”, diz.

Mas, para quem tem criptos, o executivo explica que é um negócio a se avaliar, pois dificilmente você vai conseguir uma rentabilidade de 10% a 15% no mercado tradicional. “Se você vai ficar com suas criptos paradas e pode obter rendimentos na própria criptomoeda, está, na verdade, aumentando sua posição”, conclui.

Já para André Franco, analista de criptomoedas da Empiricus, a ideia é boa, mas considerando os riscos de contraparte, deixar todo seu dinheiro nesse tipo de serviço é um pouco arriscado.“Se você tem uma parcela assumindo esse risco, aí sim pode valer a pena. Particularmente, eu uso a Block Fi porque é regulada no mercado americano, e aí há um pouco mais de segurança”, diz.

Plataformas

Confira a lista de plataformas que oferecem poupanças de criptomoedas:

  1. Celsius Network

  • Quantidade de criptomoedas disponíveis: 41 ativos
  • Rendimento anual do Bitcoin: 3,51% e 4,40% optando por receber na criptomoeda nativa da plataforma.
  • Pagamento: semanal
  1. Binance

  • Quantidade de criptomoedas disponíveis: 72 ativos
  • Rendimento anual do Bitcoin: 1,2%
  • Pagamento: diário
  1. Nexo

  • Quantidade de criptomoedas disponíveis: 17 ativos
  • Rendimento anual do Bitcoin: 6% e 8% optando por receber na criptomoeda nativa da plataforma.
  • Pagamento: diário
  1. Block Fi

  • Quantidade de criptomoedas disponíveis: 10 ativos
  • Rendimento anual do Bitcoin: até 5%
  • Pagamento: mensal

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos