Publicidade

Investimentos

Flávia Jabur: “Muitas criptomoedas vão sumir daqui a alguns anos”

Especialista da BitcoinTrade fala sobre aumento de investidoras nesse mercado e dá dicas para iniciantes

Flávia Jabur: “Muitas criptomoedas vão sumir daqui a alguns anos”
Flávia Jabur, coordenadora de conteúdo da BitcoinTrade. Foto: Daniel Zenon/ BitcoinTrade
  • Flávia Jabur é coordenadora de conteúdo da corretora BitcoinTrade
  • Para a especialista, as criptomoedas como o DogeCoin não têm fundamentos e tendem a desaparecer
  • Estudar o mercado é fundamental para não aplicar dinheiro em uma cilada

O mercado de criptomoedas vem chamando cada vez mais a atenção dos investidores. O bitcoin, criptoativo mais antigo e famoso, acumula uma valorização espantosa de 89.400% desde meados de 2010, quando começou a ganhar liquidez. Só nos últimos 12 meses (entre abril de 2020 e abril de 2021), o BTC já subiu 583%, aos US$ 45 mil.

Desde as primeiras negociações com o bitcoin, milhares de outras criptomoedas surgiram no mercado. Uma das novatas, inclusive, foi inspirada em um meme na internet e agora está em alta 13.000% em 2021. Cotada a US$ 0,50, a Dogecoin passou de uma piada para uma das moedas digitais mais procuradas pelos investidores e foi notada até mesmo por Elon Musk, o polêmico CEO da Tesla.

Flavia Jabur, coordenadora de conteúdo da corretora BitcoinTrade, alerta que é preciso ser cauteloso para não aplicar dinheiro em um criptoativo que pode ‘sumir’. “Hoje existem mais de 9,8 mil criptomoedas no mercado. Muitas delas não têm fundamentos e provavelmente não vão existir daqui a alguns anos. Estude o projeto antes de colocar algum dinheiro nele”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além de dicas para identificar quais criptos são melhores para investir e como escapar de ciladas, a especialista também ressalta um fenômeno: a maior entrada de mulheres no mercado de criptoativos. “As mulheres são mais independentes, em todos os sentido. As criptomoedas são ótimas companhias para essa busca pela liberdade”, explica Jabur. Atualmente, a BitcoinTrade possui cerca de 500 mil investidores. Destes, pelo menos 100 mil são mulheres.

Leia a entrevista na íntegra.

E-Investidor – Quais são as criptomoedas mais procuradas hoje?

Flávia Jabur – Estamos em um mercado de alta. Nesse momento, acompanhamos diversas criptomoedas que têm passado por uma valorização expressiva.

Hoje, o mercado cripto tem mais de 9,8 mil ativos e muitos desses vão sumir daqui a alguns anos. Aí que eu chamo a atenção da importância de estudar o mercado e também os fundamentos da criptomoeda que deseja investir.

Publicidade

De qualquer maneira, as criptomoedas mais procuradas no mercado nesse momento são: Bitcoin, Ethereum, Cardano, Chainlink, Polkadot, Uniswap, e até mesmo DogeCoin. Destaco que algumas dessas possuem um ótimo fundamento, outras nem tanto, analisando a parte fundamentalista.

E-Investidor – Quais dessas têm fundamento e quais não têm?

Jabur – De todas, a única que realmente não vejo um fundamento é DogeCoin, criada inspirada no meme “doge” da Internet. Nos últimos meses, a criptomoeda até chegou a se destacar no mercado, porque o CEO da Tesla, Elon Musk, tuitou sobre ela. Devido a relevância e influência do CEO, o preço de Doge subiu muito, mas olhando para a parte fundamentalista,  não enxergo um porquê.

E-Investidor – Quais aspectos é necessário analisar em uma criptomoeda, antes de investir?

Jabur – A análise fundamentalista é muito importante para as criptomoedas, principalmente para quem planeja a médio e longo prazo. Oriento que antes de comprar um ativo, você deva ficar atento a alguns pontos.

Publicidade

Em primeiro lugar, é preciso analisar qual é o propósito do criptoativo que você tem interesse, ou seja, qual é o objetivo dessa moeda no mercado. Algumas criptos visam servir como meio de pagamento, já outras, como reserva de valor. O que realmente é importante analisar é se existe alguma usabilidade. Além disso, busque se informar sobre a equipe que está desenvolvendo esse ativo e, também, acompanhe a comunidade dessa moeda. Veja se a comunidade está otimista em relação ao projeto e fique por dentro das novidades.

Por último, esteja atento ao potencial de mercado dela. Olhe para a liquidez e para a adoção do ativo. Verifique se a moeda terá um local para ser negociada e qual é o seu MarketCap.

E-Investidor – O que os investidores precisam saber antes de entrar nesse mercado?

Jabur – Existem alguns pontos que gosto de destacar para quem está entrando nesse mercado. As criptomoedas são muito voláteis. Ou seja, assim como uma criptomoeda pode chegar a subir mais de 10% em um dia, ela também pode cair. Quem não está acostumado acaba se assustando, mas é algo normal no dia a dia desse mercado.

Não deixe a emoção influenciar nas suas decisões, digo isso porque em muitos momentos acompanhamos correções ou valorizações muito maiores. Outro ponto importantíssimo é que não é possível prometer rendimento em renda variável. Então um alerta: se a empresa garantir algum tipo de lucro, desconfie, pois por ser uma renda variável, como o próprio nome já diz, o preço pode subir ou cair, inevitavelmente.

Publicidade

Além disso, destaco novamente a importância de estudar sobre a criptomoeda que deseja investir e também sobre o mercado no geral. Sempre surgem novidades e temos que estar atualizados.

E-Investidor – Quais as maiores ciladas do mercado cripto?

Jabur – Infelizmente, devido a casos de pirâmides financeiras, muitas pessoas ainda olham o setor com um certo preconceito. O que costuma ser bem questionado e que eu volto a reforçar é: criptomoedas não são golpe. O que faz com que algumas pessoas pensem isso é o fato de golpistas se aproveitarem da falta de conhecimentos e fazerem promessas milagrosas, as quais jamais poderão ser cumpridas.

Resumindo: é um mercado de renda variável, então não existe promessa de rendimento. Precisamos nos atentar e desconfiar quando nos é prometido algo do tipo. Antes de tudo é preciso pesquisar sobre a empresa que deseja investir.

E-Investidor – Como você enxerga o acesso das investidoras mulheres ao mercado de criptomoedas?

Publicidade

Jabur – Comecei a trabalhar no mercado cripto no início de 2019. Naquela época,  a presença das mulheres nesse meio era muito pequena. Logo que iniciou essa bull run, em 2020, percebi um aumento significativo de mulheres com interesse e também investindo em criptomoedas.

Apresento diariamente um programa no canal do YouTube da BitcoinTrade e, por mais que boa parte do público sejam homens, é muito nítido perceber o aumento no número de mulheres interessadas e dispostas a aprender e investir em criptoativos. Hoje, vejo mais mulheres com vontade de aprender e se aprofundar nesse mercado.

E-Investidor – Como atrair ainda mais esse público?

Jabur – É muito claro que no mercado financeiro ainda seja predominante a presença masculina. Acredito que é apenas uma questão de tempo para vermos cada vez mais mulheres investindo, seja no mercado tradicional ou no de criptomoedas. As mulheres são mais independentes, em todos os sentidos, e as criptomoedas são ótimas companhias para essa busca pela liberdade.

Basta as mulheres que ainda tem um certo receio olharem de uma outra forma e observarem que, sim, podemos nos tornar grandes investidoras. Temos várias mulheres que estão se destacando no mercado financeiro. Além de existirem estudos que mostram que muitas vezes as mulheres acabam investindo melhor do que os homens, talvez por estarmos mais atentas aos riscos, buscando mais conhecimento e até mesmo por sermos mais “pé no chão”.

Publicidade

Desde o início da minha trajetória em cripto, sempre busquei mostrar que esse é um mercado para todos. Vejo que o aumento de mulheres no mercado, de certa maneira, acaba estimulando outras mulheres a olharem para esse meio também.

E-Investidor – O que é mais comum: as mulheres começarem a investir já pelas criptomoedas ou a maioria vir do mercado tradicional?

Jabur – Acredito que temos tanto mulheres que começaram por cripto, quanto as que investem no mercado tradicional e acabaram migrando para as criptomoedas. No meu caso, eu comecei pelas criptomoedas e depois fui olhar para o mercado tradicional. Porém, na minha opinião, normalmente deve acontecer o contrário.

O mercado cripto acaba trazendo um certo receio pela sua volatilidade. Se pararmos para analisar, não deixa de ser um mercado muito novo e isso traz uma certa insegurança para quem pensa em investir.

Como as mulheres acabam sendo até mais cuidadosas, muitas optam por primeiro estudar antes de começar a investir em cripto. Esse processo, na verdade, é o mais indicado e correto. Eu sempre digo, ninguém está atrasado para começar a investir. Milhões de pessoas ainda estão fora do mercado, então comece com pouco e estude, essa é a melhor estratégia.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos