Publicidade

Investimentos

Projeto no Senado quer aumentar o rendimento da poupança. Entenda

Projeto pede que bancos paguem percentualmente o mínimo possível

Projeto no Senado quer aumentar o rendimento da poupança. Entenda
Projeto de lei visa mudança na regra de rendimento das poupanças – Foto: Beto Chagas/Shutterstock
  • O PL 1.422/2022 dá liberdade para que os bancos paguem um porcentual maior, dando a chance de atrair novos clientes para a poupança
  • O projeto ainda pede que a remuneração adicional vigore por três meses, no mínimo

O Senado está examinando uma proposta que permite aos bancos oferecer maior rentabilidade às poupanças, alterando a atual lei para um percentual de remuneração que seja, pelo menos, o mínimo que os bancos possam pagar aos clientes. A autoria do projeto é do senador Rogério Carvalho (PT-SE).

O PL 1.422/2022 dá liberdade para que os bancos paguem um percentual maior do que ocorre atualmente, dando a chance de atrair novos clientes para o serviço.

De acordo com informações da Agência Senado, a legislação em vigor, Lei 8.177, de 1991, determina que o rendimento da poupança é formado pela remuneração básica, equivalente à Taxa Referencial, e pela remuneração adicional – de 0,5% ao mês se taxa Selic for maior que 8,5% ao ano ou de 70% da taxa Selic nas outras situações.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O projeto ainda estipula que o adicional vigore por três meses, no mínimo, dando a possibilidade de que, caso a instituição financeira não tenha mais interesse no pagamento do adicional após este prazo, possa deixar de fazê-lo, desde que comunique aos depositantes com antecedência.

Além disso, o projeto em análise no Senado determina que o Banco Central será o responsável por limitar o porcentual de remuneração extra da poupança, acreditando que políticas agressivas de captação de recursos poderão causar desequilíbrios nos balanços das instituições financeiras.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos