Investimentos

Quais investimentos superam o IPCA em um ano? E em 5 anos? Veja aqui

Confira onde o investidor conseguiu ganhar poder de compra e em quais ativos viu o dinheiro se desvalorizar

Quais investimentos superam o IPCA em um ano? E em 5 anos? Veja aqui
Dados do Ibovespa (Foto: Envato Elements)
  • Em 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,82%
  • Nesta reportagem, serão comparados ao acumulado do IPCA, de um ano, três anos e cinco anos, alguns dos principais índices e investimentos do mercado até o dia 9 de novembro de 2023
  • Em todas as análises, o primeiro lugar de rentabilidade foi o bitcoin (BTC). Já o Ibovespa, principal índice da B3, supera o IPCA somente na amostra de cinco anos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,24% em outubro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (10). Em 12 meses, o indicador acumula alta de 4,82%. Mas, quais investimentos e índices têm batido a inflação?

O IPCA é o principal indicador no País da inflação – que, em linhas gerais, significa desvalorização do dinheiro. Dessa forma, baseado no levantamento do consultor independente Einar Rivero, o E-Investidor mostra em quais aplicações o investidor está ganhando poder de compra e em quais está perdendo.

O IPCA acumulado em um ano, três anos e cinco anos foi comparado com alguns dos principais índices e investimentos do mercado nos mesmos intervalos de tempo, até o dia 9 de novembro de 2023.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em todas as análises, o primeiro lugar de rentabilidade ficou com o bitcoin (BTC). Já o Ibovespa, principal índice da B3, supera o IPCA somente na amostra de cinco anos.

Investimentos versus IPCA em um ano

Considerando a amostra de um ano, o IPCA teve um acumulo de 4,82%. Neste período, o Ibovespa desempenhou pior que a inflação, subindo apenas 4,80%. Outros índices como o de Hedge Funds da Anbima (IHFA), o ouro, o euro, o dólar e o índice Small Caps – de empresas com menor valor de mercado – também desempenharam pior que a inflação neste intervalo de tempo.

Ou seja, se o investidor aplicou nesses ativos e índices, ou em rentabilidades atreladas a eles, suas aplicações renderam menos que o IPCA, o que representa uma desvalorização do dinheiro.

Caso o investidor tenha realizado aportes em bitcoin, aplicações em BDRs (título emitido no Brasil que representa uma ação de companhia aberta sediada no exterior) – o índice BDRX é composto pelos 70 BDRs da B3 – ou no Certificado de Depósito Interbancário (CDI), as aplicações teriam ficado no top 3 de investimentos em 12 meses, além de bater o IPCA. Confira abaixo:

Investimentos versus IPCA em três anos

O IPCA em três anos, por sua vez, teve um acúmulo de 23,51%. Nesta hipótese, mais da metade dos investimentos não teriam rendido acima da inflação.

Durante os últimos três anos, apenas o bitcoin, o índice de dividendos da B3 (IDIV), o CDI, o índice de mercado da Anbima (IMA Geral) e o IHFA desempenharam melhor do que o IPCA.

Publicidade

O top 3 investimentos que mais se desvalorizaram no período ficou com o ouro (- 12,82%), o euro (- 15,94%) e o Small Caps (- 17,43%). Confira os dados abaixo:

Investimentos versus IPCA em cinco anos

Considerando o IPCA em cinco anos, que apresenta um acúmulo de 31,61%, apenas quatro investimentos não conseguiram superá-lo: o dólar (30,66%), a poupança (27,56%), o Small Caps (24,49%) e o euro (23,42%).

O top três investimentos em valorização nos últimos cinco anos foram o bitcoin (655,45%), o BDRX (123,71%) e o ouro (92,31%). Em todos os gráficos, o Ibovespa supera a inflação somente no período de cinco anos, com 38,99%. Confira os dados abaixo:

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos