Publicidade

Investimentos

Renda fixa: o que fazer com títulos pós-fixados na queda dos juros?

Mercado passou a precificar início dos cortes na taxa Selic para o segundo semestre

Renda fixa: o que fazer com títulos pós-fixados na queda dos juros?
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
  • Os títulos pós-fixados de renda fixa, como o Tesouro Selic, estão com um rendimento expressivo por causa do atual patamar da taxa de juros
  • Agora que o mercado está precificando o início dos cortes na Selic, esse cenário pode começar a se alterar
  • Ainda assim, especialistas veem espaço para esses ativos na carteira

Desde que o Banco Central iniciou o ciclo de aperto monetário, levando a taxa de juros do País de 2% para 13,75% ao ano, a renda fixa voltou a figurar como a queridinha dos portfólios. Não é para menos: com pouquíssimo risco, ativos pós-fixados como o Tesouro Selic estão rendendo mais de 1% ao mês.

Mas esse cenário pode estar prestes a mudar. Com o arrefecimento da inflação e a aprovação do novo arcabouço fiscal, o mercado passou a precificar que o início do ciclo de cortes na taxa Selic começa já no segundo semestre, na reunião de agosto do Comitê de Política Monetária (Copom). Isso significa que o CDI, que determina o rendimento dos títulos pós-fixados de renda fixa, vai diminuir – o que também resultará em retornos menores nesses ativos.

“Acontecendo mesmo o corte de juros, os investimentos pós-fixados inevitavelmente vão ter uma queda em seu desempenho”, destaca Pedro Despessel, analista de renda fixa do Simpla Club. “O investidor que está com a carteira muito concentrada nesses ativos vai sentir na sua rentabilidade”, diz.

O maior otimismo frente a possibilidade de queda na Selic tem feito inclusive muitos analistas recomendarem uma maior alocação em títulos prefixados, que “travam” a rentabilidade no momento da compra do título. Mas isso não significa também que investidores devem abrir mão completamente dos pós-fixados.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Despessel, do Simpla Club, explica que o momento pode, sim, ser atrativo para os investidores muito concentrados em ativos pós realizarem pequenas adequações ao portfólio, diversificando os indexadores da carteira. “Para o investidor de curto prazo ou aquele que busca algo com liquidez imediata, para a reserva de emergência, por exemplo, a renda fixa pós vai continuar sendo e sempre vai ser uma alternativa interessante”, afirma Despessel, do Simpla Club.

Mudar a carteira ou manter as posições?

Na visão de Ana Paula Carvalho, planejadora financeira e sócia da AVG Capital, ainda faz sentido manter a alocação em pós-fixados. Ela explica que, por mais que haja a perspectiva de redução da Selic, a projeção do mercado é de uma taxa de 12,5% ao final de 2023 e de 10% ao final de 2024. Isso significa que o investidor tem ao menos mais um ano de meio de rendimentos de dois dígitos em ativos considerados de baixo risco.

“A taxa deve cair, mas de forma moderada. Os 12,5% para o final do ano é um patamar alto de taxa de juros e ainda distante de chegar em um dígito, como estávamos em 2021”, destaca.

Odilon Costa, head de Research e Renda Fixa da SWM, também tem preferência pela renda fixa pós-fixada, ainda que reconheça que deve haver uma queda na taxa de juros. “Achamos precipitado falar em um ‘range’ na carteira a partir das curvas de juros. Entendemos que um pouco de alocação pré possa fazer sentido taticamente, mas olhando estruturalmente ainda preferimos papéis pós-fixados (CDI+ e %CDI) e híbridos (IPCA+)”, destaca.

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos