O que este conteúdo fez por você?
- Para atrair público jovem de neobancos, plataforma de investimento Rico lançou conta digital e cartão de débito e crédito
- No combo de produtos bancários estão serviços como PIX, TEDs gratuitos e ilimitados e pagamentos de contas e boletos
- Atualmente, a Rico tem 70% do público com idade abaixo de 35 anos; mais de 40% dos que abrem conta tem entre 16 e 29 anos
A plataforma de investimento Rico, da XP, lançou sua conta digital e cartão de débito e crédito olhando para o público que está nos neobancos, que são os mais jovens e estão iniciando a jornada de investimentos. “Deixamos de ser apenas uma casa de investimento e queremos triplicar o número de clientes até 2025”, disse o head da Rico, Pedro Canellas, sem revelar quantos clientes a casa tem.
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No combo de produtos bancários estão ainda com serviços bancários como PIX, TEDs gratuitos e ilimitados, pagamentos de contas e boletos, saques, cartão de débito, atendimento 24 horas aos clientes e portabilidade de salário. A conta digital da Rico não cobra tarifas de abertura ou manutenção, assim como vários serviços, como saque. A plataforma também sai com um marketplace, com 30 marcas.
O executivo afirmou que o público potencial que a Rico enxerga está em 38,6 milhões de clientes com renda acima de R$ 5 mil por mês. Embora a casa esteja majoritariamente conectada ao público jovem, a intenção é avançar entre os que estão acima de 40 anos, sem perder o DNA de uma comunicação leve e disruptiva com seus clientes.
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Canellas explicou que atualmente a Rico tem 70% de seu público com idade abaixo de 35 anos e o restante acima disso. Outro número interessante é que mais de 40% dos que abrem conta na Rico tem entre 16 e 29 anos. De acordo com ele, entre os 38,6 milhões que a Rico pretende conquistar, 42% está abaixo de 30 anos. “Vamos manter a nossa linguagem simples e informal, mas certamente teremos de encontrar o meio do caminho para da mesma forma leve, que é o nosso DNA de comunicação com o cliente, para atingir todo esse público endereçável, que é a nossa missão”, explicou.
Segundo o executivo, a Rico quer manter os clientes que iniciam sua jornada enquanto jovem, core da plataforma, até a sua aposentadoria e até que virem grandes investidores, sem concorrer com a matriz XP. “Olhamos as duas empresas como empresas separadas e atuamos de forma independente e com produtos específicos, diferente de uma estratégia de segmento. Temos dois personagens no grupo com muita personalidade”, afirmou.
Combo
Como grande parte dos serviços e produtos oferecidos são livres de tarifas, Canellas diz que a monetização virá da fidelização e cross sell. Ele comentou ainda que um dos ganhos vem da taxa de interchange que supera os 1% que o cartão de crédito Visa Infinite da Rico dará em “investback”.
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Pelo investback, o cliente pode retornar um porcentual dos gastos realizados com o cartão de crédito, que pode chegar em até 1% nas compras do dia a dia, a depender dos gastos, e até 10% nas compras feitas via Central de Benefícios da Rico, que já conta com mais de 30 grandes marcas parceiras. Ele diz que as taxas associadas ao cartão poderão chegar à metade do que é cobrado nos grandes bancos, por exemplo.
Atualmente, como corretora, a Rico tem 250 mil operações realizadas diariamente, sendo que mais de 400 mil investidores no Tesouro Direto e outros 600 mil em renda variável.