Publicidade

Investimentos

Vale a pena investir na poupança com a Selic a 11,25%? Veja simulações

Equipe da Econmática estima um rendimento de 6,17% para a poupança nos próximos 12 meses

Vale a pena investir na poupança com a Selic a 11,25%? Veja simulações
(Foto: Beto Chagas/Shutterstock)

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) cortou a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,5 ponto porcentual na reunião desta quarta-feira (31). Com isso, a Selic foi de 11,75% ao ano para 11,25% ao ano. Esse foi o quinto corte seguido desde agosto de 2023, quando o Banco Central começou a cortar juros em 0,5 ponto porcentual por reunião.

A queda dos juros acontece em meio ao controle inflacionário visto no último ano. Em 2021, a inflação foi de 10,06% com o limite da meta em 5,25%; já em 2022, a inflação foi de 5,79%, quando a meta aceitava uma alta máxima de 5%. Enquanto isso, em 2023 a inflação ficou em 4,62%, dentro do limite da meta de 4,75%.

Diversos fatores ajudaram esse controle inflacionário, como a variação do dólar estável e commodities em queda, exceto pelo petróleo. “Em média, os preços das commodities recuaram (medidos, por exemplo, pelo índice CRB All Commodities Index), mas as cotações do petróleo estão um pouco acima dos níveis de dezembro”, afirma Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O consenso do mercado financeiro é que a queda dos juros é positiva para economia brasileira. Afinal, com o custo do dinheiro mais baixo, as empresas fazem mais investimentos e cresce a geração de novos empregos. Já para os investidores que gostam da renda fixa, o corte de juros pode não ser nada animador, visto que a rentabilidade desses investimentos tende a cair a cada corte. O único que investimento da renda fixa que não recua paralelamente com a Selic é poupança.

A regra para esse investimento é simples: quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a poupança deve render 0,5% ao mês ou 6% ao ano mais a Taxa Referencial, calculada pelo Banco Central. Quando ela está abaixo desse patamar, a poupança equivale a 70% da Selic, mais a Taxa Referencial. O momento atual ainda é o primeiro caso.

Para os especialistas do TC Economatica, a expetativa é que a poupança tenha um rendimento anual de 6,17% nos próximos 12 meses. Sendo assim, o investidor que aplicar R$ 1.000 na poupança terá o rendimento de R$ 67,70 ao longo de um ano. Veja as simulações abaixo

Segundo Leandro Ormond, analista de investimentos da gestora patrimonial Aware Investments, o valor parece atrativo, mas não vale a pena manter o dinheiro parado na poupança. “A poupança em diversos momentos perde para a inflação. O investidor possui opções de investimentos bem líquidos, como o Tesouro Selic e CDBs de liquidez diária de grandes instituições financeiras oferecendo cerca de 100% do CDI”, explica.

O E-Investidor fez uma outra reportagem, a qual explica com mais detalhes sobre quais são os melhores investimentos da renda fixa com a Selic a 11,25%.

Publicidade