• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Mercado já fala no Tesouro Selic com ganhos mais baixos. Hora de mexer?

Analistas de renda fixa revelam se existe agora oportunidade para ativos de maior risco na carteira; veja o motivo

Por Luiz Araújo

03/04/2023 | 15:05 Atualização: 03/04/2023 | 15:10

Investidor pode escolher seus títulos no aplicativo do Tesouro Direto. (Fonte: Shutterstock/ Brenda Rocha - Blossom/Reprodução)
Investidor pode escolher seus títulos no aplicativo do Tesouro Direto. (Fonte: Shutterstock/ Brenda Rocha - Blossom/Reprodução)

O Tesouro Direto encerrou o primeiro trimestre de 2023 com alta na maioria dos títulos. Entre os 23 títulos categorizados com dados anuais, que incluem pós-fixados (Tesouro Selic), prefixados (Tesouro Prefixado) e híbridos (Tesouro IPCA+), apenas um reportou queda no acumulado dos três primeiros meses de 2023.

Leia mais:
  • Como escolher assessorias e gestoras de investimento confiáveis
  • Petrobras: ainda vale comprar mesmo com dividendo menor?
  • Arcabouço fiscal cumpre o que o mercado espera; veja as análises
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O cenário de manutenção dos juros em patamar considerado alto historicamente  –  a taxa Selic se encontra em 13,75% ao ano – ajudou a beneficiar a renda fixa nos últimos meses, ao contrário do que ocorre com a renda variável, que registra fuga de investidores de ativos de maior risco. No entanto, com a possibilidade de inversão da curva de juros, analistas discutem se chegou o momento de reajustar a exposição entre as categorias do Tesouro.

De acordo com os especialistas entrevistados pelo E-Investidor, a curva já chegou no topo e deve começar a cair ainda neste ano. O boletim Focus mais recente, da última segunda-feira (27), mostra que pela sexta semana seguida a maior parte do mercado projeta uma Selic de 12,75% ao final de 2023, o que significaria corte de um ponto porcentual na taxa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A possibilidade de que a taxa de juros caia nos próximos meses está entre as questões que influenciaram o desempenho dos títulos. E é exatamente isso que deve entrar no radar de quem investe no Tesouro. Como as categorias são beneficiadas em diferentes cenários, a mudança de rota da economia representa menos ou mais ganhos para cada título.

Em termos gerais, cada modalidade de investimento cumpre uma função importante no portfólio de acordo com o ciclo econômico. Os prefixados têm vantagem quando há quedas da taxa de juros, o pós se beneficia da alta da Selic e o IPCA+ defende o investidor contra quadros inflacionários.

Revisão

A principal atenção no momento está voltada para o Tesouro Selic. Por ser um título pós-fixado ajustado pela taxa de juros, ele é diretamente beneficiado pela elevação da curva, o que tem sido visto desde 2021. No caso de cortes, os rendimentos passam a ser menores.

“Agora que os juros tendem a cair, os títulos prefixados ou com parte prefixada são mais indicados para investidores com perfis de risco adequados, pois apresentam melhor desempenho no curto prazo quando há cortes na taxa de juros”, avalia o economista e sócio da DOM Investimentos, Thiago Calestine.

A economista Ariane Benedito, especialista em mercado de capitais, diz que é o momento de fazer maiores exposições ao prefixado para aproveitar que a demanda ainda está baixa. “Por conta da expectativa de redução dos juros, todo mundo vai começar a olhar para esses ativos e com isso as instituições vão ofertar a taxas menores”, afirma.

Publicidade

O Portfólio Manager de Alocação de Ativos da da Principal Claritas, Rodrigo Cabraitz, diz que a análise do novo arcabouço fiscal pode impulsionar a abertura aos pré-fixados, com destaque para aqueles com vencimentos mais longos, que tiveram maiores dificuldades no primeiro trimestre deste ano. Isso porque as perspectivas econômicas ficariam mais claras.

“Se tivermos um arcabouço crível, a curva terá boa performance. A tomada de risco de títulos mais longos deve ser um movimento natural com regras fiscais consistentes”, considera o especialista. Veja a primeira impressão do mercado sobre o plano apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Riscos

As avaliações sobre a prioridade por títulos prefixados para os próximos meses não são unânimes. O analista de renda fixa da Nord Research Christopher Galvão é um dos que defendem maior cautela. “Os prefixados estão com taxas elevadas, mas não é preferência dado a sua chance de perda”, diz Galvão, sobre os riscos envolvidos.

O analista da Nord concorda com a possibilidade de ganho com um arcabouço bem aceito pelos investidores, mas pondera: “Sem que as regras sejam críveis, poderemos ter um aumento da perspectiva de risco fiscal, com alta de juros futuros e risco do prefixado”, diz. “Com a Selic elevada, seguimos preferido o pós-fixado. Ainda que a taxa de juros venha a cair, dada a informação que temos, ela seguirá elevada”, acrescenta Christopher Galvão.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Investimentos
  • Renda fixa
  • Tesouro Direto
  • Tesouro IPCA
  • Tesouro Prefixado
  • Tesouro Selic
Cotações
18/05/2026 14h24 (delay 15min)
Câmbio
18/05/2026 14h24 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Sem segredo: como a alta renda protege o patrimônio — e o que o investidor pode aprender com isso

  • 2

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 3

    Stablecoins não são moeda e não deveriam pagar IOF, diz especialista

  • 4

    Tokenização sai do discurso e ganha força em teste com debêntures e fundos no Brasil

  • 5

    Vale esperar o dólar cair? Conheça a estratégia que reduz riscos em tempos de guerra

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Logo E-Investidor
Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Últimas: Investimentos
46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI
Investimentos
46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

Classe é heterogênea: inclui fundos passivos de commodities e long biased de ações; últimos anos foram marcados por forte volatilidade, o que dificultou o trabalho de gestores ativos

18/05/2026 | 09h33 | Por Marília Almeida
FIIs de papel ou tijolo? Veja como a estratégia do xadrez ajuda a montar uma carteira de fundos para tempos incertos
Investimentos
FIIs de papel ou tijolo? Veja como a estratégia do xadrez ajuda a montar uma carteira de fundos para tempos incertos

Especialistas da Genial usam conceitos do jogo milenar para atuar com diversificação e gestão de risco na hora de investir em fundos imobiliários

18/05/2026 | 09h22 | Por Isabela Ortiz
Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos
Investimentos
Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

Entre as maiores gestoras da classe, apenas a Verde bateu o CDI. Procuradas, apenas a Bahia Asset comentou

18/05/2026 | 05h00 | Por Marília Almeida
Mercado preditivo trava no Brasil após veto do CMN e reacende debate sobre seu funcionamento
Investimentos
Mercado preditivo trava no Brasil após veto do CMN e reacende debate sobre seu funcionamento

Após a proibição, regulador e executivos divergem sobre classificação das operações e alertam para impacto em um mercado ainda nascente

15/05/2026 | 21h36 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador