Publicidade

Investimentos

8 títulos isentos de IR e que podem render IPCA + 8%, segundo o BB Investimentos

Corretora seleciona 8 títulos indexados ao IPCA; veja quais estão abertos para o investidor pessoa física

8 títulos isentos de IR e que podem render IPCA + 8%, segundo o BB Investimentos
Veja quais são os títulos que podem render acima do IPCA + 8% (Foto: Envato Elements)

O BB Investimentos fez poucas mudanças em sua carteira de títulos privados isentos de Imposto de Renda (IR) para janeiro. A carteira seleciona ativos com foco em rentabilidade acima dos títulos do Tesouro Direto, que chegaram a pagar a inflação, medida pelo Índice Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais 8% ao ano (IPCA + 8%). A corretora retirou uma debênture da Jalles (JALL15) e do Grupo Mateus (22C1362141) para dar espaço aos títulos da Rumo (GASC23) e BRF (CRA020002H1).

A analista Viviane Silva explica que as exclusões aconteceram devido à demanda elevada pelos ativos, o que causou uma redução no volume disponível para negociação, que não atende mais aos critérios definidos na metodologia dos especialistas. Já no caso das inclusões, elas aconteceram após uma avaliação entre o risco retorno dos ativos, que foi considerada atrativa com base nos fundamentos dos emissores.

A especialista lembra que o ano de 2024 foi marcado por forte volatilidade nos títulos do Tesouro Direto. O mercado viu as negociações serem interrompidas por 5 dias consecutivos na semana que antecedeu o Natal. Os títulos chegaram a pagar IPCA + 8% ao ano. Nos últimos dias, o mercado se acalmou e passou a exigir um rendimento de IPCA + 7,5%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Diante desse cenário, começamos o ano de 2025 mantendo nossa estratégia de alocação em emissores com fundamentos financeiros robustos, baixa alavancagem e histórico consistente de geração de caixa. A análise setorial segue com papel importante, a partir da qual priorizamos empresas inseridas em setores mais resistentes a variações econômicas”, diz Viviane Silva, que assina o relatório do BB Investimentos.

Quais são os títulos que podem pagar acima do IPCA + 8%?

Ao todo, a carteira recomenda compra de 9 títulos, sendo 1 indexado ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), e oito títulos isentos de Imposto de Renda indexados ao IPCA. Entre os oito, três são voltados para o investidor qualificado e cinco para o investidor pessoa física tradicional.

Para o público geral, a analista recomenda compra para os títulos da Eletrobras (ELET14), Isa Energia Brasil (TRPLA4), Jalles (JALL13), Ipiranga (CRA022006N5) e Marfrig (CRA024009Q4). Além desses, Viviane Silva também recomenda compra para Equatorial (EQUA11), Rumo (GASC23) e BRF (CRA020002H1). Esses três últimos são voltados para o investidor qualificado.

Todos os títulos são indexados ao IPCA e o BB Investimentos estima que eles devem entregar um rendimento líquido de IPCA + 8%, acima do rendimento líquido dos títulos do Tesouro IPCA, visto que as debêntures são isentas de Imposto de Renda. O cálculo da analista mostra que as debêntures tendem a pagar 1 ponto porcentual em juros reais acima dos títulos do Tesouro Direto por causa da isenção de imposto de renda.

O único título que não está indexado ao IPCA é o da Cyrela (24D2765586), o qual é um Certificado de Recebível Imobiliário (CRI) e está atrelado ao CDI, por isso, ele não paga IPCA + 8%.

Publicidade