Publicidade

Investimentos

FII anuncia custo milionário para realizar reparos em imóvel dos Correios

As obras tiveram início no dia 30 de outubro e devem se estender até o fim de março de 2025. Veja os detalhes

FII anuncia custo milionário para realizar reparos em imóvel dos Correios
Os Correios são locatários do Centro Logístico de Contagem, em Minas Gerais, do TRBL11 (Foto: Envato Elements)

O fundo imobiliário Tellus Rio Bravo Renda Logística (TRBL11) deu início às obras de reparos do Centro de Logística de Contagem, localizado em Minas Gerais (MG). Segundo comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira (4), o orçamento previsto para a realização dos trabalhos é de R$ 14 milhões e será pago inicialmente com os recursos do TBRL11. A decisão visa dar celeridade à reforma do empreendimento, que aguarda por reparos há pelo menos um ano.

As obras buscam solucionar tanto os problemas estruturais quanto os do solo do imóvel e, por essa razão, serão divididas em dois grupos. O primeiro visa recompor as juntas de dilatação além de reforçar a sustentação do centro logístico que apresentam rachaduras relevantes na sua estrutura, segundo o laudo mais recente da Defesa Civil do município de Contagem. O início desses trabalhos está previsto para acontecer na próxima quarta-feira (6), com previsão de término para o fim de dezembro deste ano. Já as intervenções do segundo grupo, que iniciaram na última quarta-feira (30), focam nos problemas relacionados ao solo e devem ser finalizadas apenas no fim de março de 2025.

Os gestores do fundo imobiliário também se reuniram na última semana com representantes dos Correios, atual locatário do imóvel, que reforçaram a importância do centro logístico para as operações da estatal e necessidade dos reparos serem definitivos. “Atualmente, o inquilino não está operando no Imóvel. A operação do prédio administrativo dos Correios foi desmobilizada de forma integral. Quanto ao galpão, os equipamentos seguem no empreendimento e existem mercadorias armazenadas, porém não há fluxo de recebimento de novas mercadorias”, informou o TRBL11.

Houve também um encontro com a Defesa Civil e com algumas secretarias da prefeitura de Contagem para apresentar o cronograma previsto para as obras e o seu plano de ação. Na ocasião, foi decidido que a Defesa Civil poderá ser acionada com o objetivo de liberar o uso do imóvel – ao menos parcialmente – sem a necessidade da conclusão total das intervenções. Desde o fim de outubro, o centro logístico permanece 100% interdidato.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Enquanto as obras estiverem em curso, a distribuição de dividendos deve permanecer em torno de R$ 0,62 por cota, valor referente ao pagamento de outubro. A remuneração foi projetado com base em um cenário de recebimento parcial do aluguel do imóvel em novembro e o não recebimento em dezembro, além de considerar a existência de possíveis despesas extraordinária projetadas para os próximos meses até o fim do ano. O fundo Tellus Rio Bravo Renda Logística (TRBL11) esclarece ainda que as estimativas podem ser alteradas à medida que as obras forem avançando.

Entenda o caso

Os dados estruturais de parte do centro de distribuição dos Correios, no município de Contagem, em Minas Gerais (MG), se arrasta há pelo menos um ano devido a um impasse para a definição sobre quem é o responsável pelos reparos. A situação tem gerado desconforto entre os cotistas desde quando o galpão logístico foi interditado pela Defesa Civil do município mineiro.

Em uma primeira visita, o órgão municipal decidiu interditar apenas 6% da área total do imóvel. No entanto, na última sexta-feira (25), o fundo comunicou que os agentes da Defesa Civil decidiram estender a interdição para 100% do empreendimento após uma nova análise do problema. Já os gestores do fundo imobiliário informaram que as condições estruturais não oferecem risco de colapso da estrutura do prédio e, por essa razão, não afeta a operação das atividades do espaço.

No entanto, o Correios decidiu por vontade própria encerrar as suas operações no local no dia 11 de outubro devido ao aumento das chuvas na região. Vale destacar que o Centro Logístico de Contagem é o imóvel mais importante para o Tellus Rio Bravo Renda Logística (TRBL11), responsável por 46,5% da sua receita. Saiba mais nesta reportagem.