• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

É hora de dolarizar parte da carteira? Thiago Salomão responde

Analista defende que todos os investidores devem ter parte da carteira dolarizada

Por Geovana Pagel

13/03/2023 | 3:00 Atualização: 10/03/2023 | 17:40

Thiago Salomão, analista de investimentos CNPI e criador do projeto Market Makers (Foto:Victor Pontes)
Thiago Salomão, analista de investimentos CNPI e criador do projeto Market Makers (Foto:Victor Pontes)

Vivemos tempos pouco favoráveis para investir em renda variável. O Ibovespa fechou fevereiro em baixa de 7,49%, a pior marca já registrada no mês em 22 anos, com exceção do ano de 2020, quando a pandemia da covid-19 paralisou o mundo e provocaram quedas generalizadas nos mercados globais, segundo o Trade Map.

Leia mais:
  • Open Finance completa 2 anos. Qual a expectativa para o programa em 2023?
  • Vendas do dólar crescem 8% e moeda atinge recorde de volume negociado
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nesta semana, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne para decidir se mantém a taxa básica de juros Selic em 13,75% ao ano.

Muitos analistas defendem que a redução nos juros é um acontecimento ainda distante, face ao aumento do risco fiscal e perspectivas de inflação mais alta. E a manutenção da taxa Selic em alta empurra cada vez mais investidores para a renda fixa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma regra básica no mundo dos investimentos, porém, é a diversificação de portfólio. E diversificar o capital em outras economias pode garantir ainda mais segurança no longo prazo.

“Se um investidor já tem renda fixa no Brasil e quer diversificar, tem a renda fixa americana. Se já tem bastante investimento em bolsa no Brasil e quer diversificar, tem a bolsa americana, que eu olharia muito mais como alocação em dólar do que ‘compre na bolsa americana'”, afirma Thiago Salomão, analista de investimentos CNPI e criador do projeto Market Makers.

E-Investidor – Pensando no investidor que pretende “dolarizar” parte da carteira, você recomenda olhar para onde agora?

Salomão – O investidor tem que ter dólar na carteira, seja 10%, 15% ou 20%. Seja o que for, mas ele tem que ser dolarizado. o cenário vai ser muito complicado para o Brasil e, diante de qualquer piora do País, o dólar vai subir e assim é possível proteger a carteira de alguma forma.
Se o dólar cair, tudo bem, porque todo o resto da sua carteira tem de andar bem. Se um investidor já tem bastante renda fixa no Brasil e quer diversificar, tem a renda fixa americana. O mesmo caso na bolsa de valores.

Publicidade

Além dos Estados Unidos, tem algum outro mercado que você acha que valeria olhar ou evitar?
Salomão – Eu evitaria Japão porque eu acho que ele está na última ponta do aperto monetário. No entanto, é um país mais difícil em termos de acesso para investir. No caso da Europa, há uma visão de que o continente sofreu mais no ano passado por conta da alta do preço dos combustíveis e aí muitos apostaram contra, mas agora vemos uma retomada mais rápida.
Ainda assim prefiro os Estados Unidos, até porque as grandes empresas estão lá.

Após um ano de guerra na Ucrânia, como o conflito ainda impacta os investimentos?

Salomão – Existem setores que podem ser impactados, principalmente no caso das empresas de energia e produtoras de petróleo, porque são regiões de importante produção e escoamento. Em geral, é importante continuar monitorando as commodities.
Hoje, embora o clima seja mais ameno, vimos no início das tensões uma casa de análise americana falando sobre a chance de ter um conflito nuclear, com consequências trágicas para o mundo todo. Então chegou-se a ventilar essa possibilidade no mercado. Leve a sério ou não, isso segue no radar, e não só com Rússia e Ucrânia. Vemos uma atenção maior com Estados Unidos e China. O investidor deve monitorar a geopolítica e a maneira de se blindar é ter sempre uma carteira diversificada. É isso que vai te fazer continuar no jogo.

Olhando para a Bolsa brasileira. O escândalo envolvendo a Americanas respingou em todas as varejistas. O setor segue sensível para o investidor?

Publicidade

Salomão – O pano de fundo é muito ruim para você investir no varejo, né? Sempre acho que a melhor maneira de resumir isso tudo é pensar em uma fabricante de Discman. Você pode ser o melhor fabricante de Discman, mas hoje ninguém mais usa. Em um ambiente que não é propício para o que você vende, não adianta você ser a melhor ou pior. É um setor no qual ficamos mais preocupados, pelos resultados que podem vir e pelas consequências da Americanas.
O varejo é muito impactado pelo cenário macro, inflação e alta na taxa de juros. O mercado de crédito mudou completamente. As prioridades do consumidor na hora da compra mudaram. Ele vai priorizar coisas mais importantes na cesta básica do mês, então olhamos muito mais para essas varejistas de alimentos, por exemplo. Até mais atacado do que uma varejista de vestuário, ou itens que você pode adiar a compra.

Como você enxerga as estatais em 2023?
Salomão – Somos bem conservadores na hora de investir em uma empresa porque olhamos muito a longo prazo. Tirando todo o viés político da análise, a gestão atual do governo já deixou muito claro que o objetivo não é maximizar o retorno para o acionista, o que deveria ser o objetivo de qualquer empresa de capital aberto. Portanto, esse é um grupo de empresas que preferimos ficar de fora.

Confira também a edição de fevereiro do Papo, Café &  Lucros:

Publicidade

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • bolsa
  • carteira de investimentos
  • Conteúdo E-Investidor
  • Criptomoedas
  • mercado finaceiro
  • Renda fixa
  • Renda variável
Cotações
10/03/2026 7h34 (delay 15min)
Câmbio
10/03/2026 7h34 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Holding Familiar: blindagem patrimonial ou ilusão fiscal? O que está por trás da estratégia que virou febre entre famílias de alta renda

  • 2

    Como declarar investimentos do exterior no Imposto de Renda 2026

  • 3

    Ibovespa hoje fecha em alta, com disparada da Petrobras e falas de Trump sobre fim do conflito no Oriente Médio

  • 4

    Depois de saltar acima de US$ 100 por barril, petróleo perde força com declarações de Trump sobre a guerra

  • 5

    Como começar a investir em tempos de guerra e bolsas em queda; veja como montar sua primeira carteira

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Calendário do IPVA em março de 2026: veja as datas de pagamento de Alagoas
Logo E-Investidor
Calendário do IPVA em março de 2026: veja as datas de pagamento de Alagoas
Imagem principal sobre o Saque-aniversário do FGTS 2026: qual é a data limite para o resgate do valor em março?
Logo E-Investidor
Saque-aniversário do FGTS 2026: qual é a data limite para o resgate do valor em março?
Imagem principal sobre o Saque-aniversário do FGTS 2026: quem ainda pode realizar o saque em março de 2026?
Logo E-Investidor
Saque-aniversário do FGTS 2026: quem ainda pode realizar o saque em março de 2026?
Imagem principal sobre o Calendário do IPVA em março de 2026: veja as datas de pagamento do Ceará
Logo E-Investidor
Calendário do IPVA em março de 2026: veja as datas de pagamento do Ceará
Imagem principal sobre o Bolsa Família: a antecipação depende do final do NIS?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: a antecipação depende do final do NIS?
Imagem principal sobre o Calendário do IPVA em março de 2026: veja as datas de pagamento da Bahia
Logo E-Investidor
Calendário do IPVA em março de 2026: veja as datas de pagamento da Bahia
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem pode receber até quatro vales por ano?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem pode receber até quatro vales por ano?
Imagem principal sobre o Saque calamidade do FGTS: como funciona a habilitação do município?
Logo E-Investidor
Saque calamidade do FGTS: como funciona a habilitação do município?
Últimas: Investimentos
Taurus: fim das tarifas de Trump e conflito no Oriente Médio podem destravar ação TASA4 e dividendos?
Investimentos
Taurus: fim das tarifas de Trump e conflito no Oriente Médio podem destravar ação TASA4 e dividendos?

Analistas veem melhora na competitividade da Taurus após redução das tarifas nos EUA, mas alertam que dívida elevada pode adiar dividendos mais robustos

10/03/2026 | 05h30 | Por Katherine Rivas
O agro é um dos pilares centrais da evolução da economia  e precisamos observá-lo de perto
CONTEÚDO PATROCINADO

O agro é um dos pilares centrais da evolução da economia e precisamos observá-lo de perto

Patrocinado por
Ágora Investimentos
XP e Kalshi se unem para levar mercados de previsão a investidores brasileiros; saiba mais
Investimentos
XP e Kalshi se unem para levar mercados de previsão a investidores brasileiros; saiba mais

Essa união vai permitir que os clientes possam tomar posições sobre os resultados de eventos mundiais e indicadores econômicos

09/03/2026 | 15h14 | Por Aline Bronzati
Como começar a investir em tempos de guerra e bolsas em queda; veja como montar sua primeira carteira
Investimentos
Como começar a investir em tempos de guerra e bolsas em queda; veja como montar sua primeira carteira

Esqueça a promessa de "dinheiro rápido": investir do zero passa por criar reserva de emergência, montar uma base sólida em renda fixa e só então avançar para ativos de maior risco

09/03/2026 | 09h28 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador