Publicidade

Investimentos

Vale a pena abrir processo para pedir a correção do FGTS?

Todo trabalhador com saldo em conta do fundo de garantia, que se sinta lesados pela taxa referencial (TR), pode solicitar a correção do FGTS.

Vale a pena abrir processo para pedir a correção do FGTS?
De acordo com o parecer do tributarista Felipe Santos Costa, entrar com a ação individualmente pode ajudar o trabalhador a se proteger. Foto: Agência Brasil/Reprodução
  • A Corte pode abrir exceções, concedendo efeito retroativo apenas para determinados grupos de pessoas - o que pode incluir quem já ingressou com ação individualmente

(Isabella Alonso Panho, especial para o E-Investidor) – Apesar de todas as demandas individuais que discutem a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estarem suspensas desde setembro de 2019, por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda compensa judicializar a causa. O parecer é do tributarista Felipe Santos Costa, sócio do Costa Marfori Advogados. Entenda:

Correção do FGTS: especialista explica se vale a pena

“O que a gente tem visto no comportamento do STF, em casos que envolvem cifras muito grandes, é que ele tem se utilizado da modulação de efeitos”, afirma. Trata-se de uma exceção à regra geral de que a decisão passa a valer a partir da data que foi publicada.

Assim, a Corte pode abrir exceções, concedendo efeito retroativo apenas para determinados grupos de pessoas – o que pode incluir quem já ingressou com ação individualmente.

Esse mesmo fenômeno aconteceu quando o Supremo decidiu sobre a alíquota de ICMS de telecomunicações e energia elétrica. “Quem entrou com a ação vai conseguir reaver esse valor, mediante execução. E quem não entrou só vai poder usufruir dos efeitos dessa inconstitucionalidade a partir do exercício de 2024”, relembra Costa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Vale destacar que todos os trabalhadores que possuam saldo em conta do FGTS e se sintam lesados pela taxa referencial (TR) tem o direito de ingressar com a ação na Justiça.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos