O ambiente externo negativo deve pesar nos mercados do Brasil como um todo e, na abertura, os investidores vão analisar o resultado da produção industrial nacional de junho.
Em véspera de decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), os juros futuros podem continuar pressionados após completarem quatro sessões de baixa ontem diante das perdas persistentes do petróleo e dos retornos dos treasuries, embora a valorização do dólar e queda das bolsas sirvam de contraponto, limitando um eventual novo alívio.
No mercado de ações, os investidores devem repercutir balanços corporativos, tais como Marcopolo, Blau e Pague Menos, mas a tensão externa pode limitar uma recuperação mais consistente do Ibovespa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As bolsas internacionais, o petróleo e os juros das treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) ampliam no pregão desta terça-feira (02) as perdas verificadas ontem, enquanto o dólar mostra alta moderada por temores de que a visita planejada da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan nas próximas horas possa aumentar as tensões entre Pequim e Washington e adicionar um novo risco geopolítico ao cenário.
A cautela dos investidores reflete ainda preocupações sobre a economia e a demanda global em meio a indicadores de atividade fracos de grandes economias, como EUA, China, e zona do euro em cenário de inflação elevada e aperto da política monetária. As falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), dados de emprego e balanços devem ajudar também na condução dos mercados durante a sessão.
Agenda econômica 02/08
Brasil: A produção industrial de junho será divulgada às 9 horas. A mediana do mercado é de queda de 0,3% em junho, após alta de 0,3% em maio. O Tesouro faz leilões de venda de NTN-B e LFT, às 11hrs. Entre os balanços, Cielo, Engie e Iguatemi publicam resultados do segundo trimestre após o fechamento do mercado.
EUA: O relatório de emprego Jolts de junho será publicado às 11 horas e os estoques de petróleo, às 17h30. A Caterpillar publica balanço trimestral antes da abertura dos mercados em Nova York.
China: Estão previstos os dados finais de Índices de Gerente de Compras (PMIs) de serviços e composto de julho (22h45).
Publicidade