O que este conteúdo fez por você?
- A Opep+ decidiu cortar a oferta de petróleo em 1 milhão de barris por dia a partir de maio até o fim de 2023
- Entre as commodities, no entanto, como esperado, as cotações do petróleo dispararam, enquanto os preços futuros do minério de ferro tiveram baixa de 2,04% na madrugada em Dalian
- O deputado Cláudio Cajado (PP-BA) deve ser o relator do arcabouço fiscal na Câmara
À espera de dados inflacionários e repercutindo a pesquisa do Boletim Focus, do Banco Central (BC), os mercados nacionais se tornam para discussões em torno da viabilidade de implementação do novo arcabouço fiscal, mantendo um tom mais cauteloso dos investidores locais nesta segunda-feira (03). Segundo as notícias mais recentes, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) deve ser o relator do projeto na Câmara, embora ainda precise que o governo envie o texto ao Congresso para iniciar os trabalhos.
Leia também
A primeira sessão do mês de abril começa com um viés indeterminado no exterior, refletindo a inesperada decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), no fim de semana, de cortar a oferta de petróleo em 1 milhão de barris por dia a partir de maio até o fim de 2023, sugerindo mais pressões inflacionárias em economias desenvolvidas em um momento em que já se encontram em zona descontração maioria dos casos.
Nesse cenário, os índices futuros de Nova York oscilam entre pequenas altas e baixas, enquanto na Europa também não se encontra um forte referencial do que se esperar para o restante da sessão. Entre as commodities, no entanto, como esperado, as cotações do petróleo dispararam, enquanto os preços futuros do minério de ferro tiveram baixa de 2,04% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 129,28 por tonelada.
Agenda econômica
Brasil: Os dados de março de Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) (8h), o Índice Gerente de Compras (PMI) industrial (10h) e a balança comercial (15h) serão publicados hoje, além da tradicional pesquisa Focus (8h25). Nos próximos dias, será conhecido o Índice de Preços ao Consumidor da Fipe (IPC-FIpe) do mês passado também (amanhã) e a pesquisa industrial mensal regional (quinta-feira).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os eventos, na quarta-feira o decreto que promoverá mudanças no Marco do Saneamento Básico deve ser divulgado e o grupo Esfera Brasil promove almoço com o presidente do BC, Roberto Campos Neto.
EUA: O relatório de empregos em março, o famoso payroll, será publicado na sexta-feira. A agenda de hoje traz o PMIs industrial (10h45 e 11h) e a participação da diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Lisa Cook, em evento (17h15).
Europa: O índice de gerentes de compras (PMI) industrial da zona do euro caiu de 48,5 em fevereiro para 47,3 em março, atingindo o menor nível em quatro meses, segundo pesquisa final divulgada pela S&P Global. A leitura, porém, superou a estimativa preliminar e a previsão de analistas (47,1 em ambos os casos). No caso específico da Alemanha, o carro chefe da economia do bloco, o índice de gerentes de compras (PMI) industrial caiu de 46,3 em fevereiro para 44,7 em março, atingindo o menor nível desde maio de 2020, mas também acima da estimativa.
Ao longo da semana são esperados também dados de PMIs composto e de serviços europeus, o índice de inflação ao produtor (PPI) da zona do euro e comentários de vários dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE)
Publicidade