Os mercados internacionais ensaiam a quinta alta seguida nesta sexta-feira (3), mas atentos ao payroll, os números de emprego nos Estados Unidos. Os dados vão indicar se o prolongamento do ciclo de aperto do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) está próximo do fim.
Leia também
Dessa forma, as bolsas da Europa e os índices futuros americanos rondam a estabilidade. O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente às demais moedas, tem a 3ª baixa seguida, enquanto os contratos futuros do petróleo caem e os preços futuros do minério de ferro avançam 0,43%, refletindo o otimismo de que os estímulos na China elevarão a demanda.
A sessão será de ganhos mais robustos para os ativos locais, refletindo o desempenho dos ativos brasileiros no exterior durante o feriado, com o EWZ, o principal fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) local negociado, registrando ganhos superiores à 2%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O movimento vem na esteira da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que cortou a Selic em 0,50 ponto porcentual (p.p) na última quarta-feira (01), trazendo-a para 12,25%.
A decisão do Copom também mencionou a possibilidade de manter o ritmo de cortes nas próximas reuniões, o que deve fazer com que os contratos de juros de curto prazo caiam, para restaurar a precificação de 0,50 p.p nos encontros seguintes.
Agenda econômica
Brasil: Destaque apenas para as operações de rotina do Banco Central, mas sem grande influência sobre o rumo dos negócios.
EUA: O payroll sai logo cedo (9h30), com estimativa de desaceleração para 180.000 vagas em outubro, de 336.000 novos postos de trabalhos gerados em setembro. Está prevista ainda a divulgação do ISM de serviços mais tarde.
Europa: A taxa de desemprego da zona do euro avançou para 6,5% em setembro, após tocar a mínima histórica de 6,4% em agosto, segundo dados divulgados hoje pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, ficando acima da expectativa de manutenção da taxa em 6,4%.
A Eurostat calcula que havia 11,017 milhões de desempregados na zona do euro em setembro. Em relação a agosto, o número de pessoas sem emprego na região teve aumento de 69 mil.
Publicidade
China: O índice de gerentes de compras (PMI) de serviços avançou para 50,4 em outubro, de 50,2 no mês anterior, segundo pesquisa da S&P Global com a Caixin, o décimo mês consecutivo de avanço do indicador.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.