Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: ativos locais devem ser prejudicados por mau humor no exterior

Os dados econômicos no exterior e um desempenho fraco nas commodities devem prejudicar o Ibovespa

Abertura de Mercado: ativos locais devem ser prejudicados por mau humor no exterior
Após BTG Pactual (BPAC11) comprar Órama, ações operam em baixa. (Foto: Envato Elements)
O que este conteúdo fez por você?
  • Após um início de semana sem pregão nos EUA, devido ao feriado de Dia do Trabalho, os índices futuros de Nova York e os mercados acionários na Europa recuam
  • O movimento direcionado pelos novos dados econômicos modestos na China, na zona do euro e na Alemanha, que continuam apontando para uma contração persistente na economia
  • O ambiente externo pode limitar mais uma vez o fôlego dos ativos locais. O front fiscal deve ser o direcionador desta terça-feira

Após um início de semana sem pregão nos EUA, devido ao feriado de Dia do Trabalho, os índices futuros de Nova York e os mercados acionários na Europa recuam. O movimento direcionado pelos novos dados econômicos modestos na China, na zona do euro e na Alemanha, que continuam apontando para uma contração persistente na economia.

O dólar se valoriza ante uma cesta de outras moedas, enquanto os contratos futuros de petróleo recuam e os preços futuros do minério de ferro encerraram a sessão em queda de 0,59% em Dalian, cotados a US$ 115,92 por tonelada.

O ambiente externo pode limitar mais uma vez o fôlego dos ativos locais. O front fiscal deve ser o direcionador desta terça-feira (05). Ontem a curva de juros avançou com comentário de que o governo estuda antecipar receitas de longo prazo do pré-sal para o curto prazo a fim de garantir um cumprimento da meta de déficit zero para 2024.

Agenda econômica

Brasil: Entre os eventos do dia, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, profere palestra (8h30). Já na agenda de indicadores, destaque para os dados da produção industrial de julho (9h) e o Índice Gerente de Compras (PMI) composto e de serviços em agosto (10h).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

EUA: O departamento de Comércio informa as encomendas à indústria em julho (11h).

Europa: O PMI composto da zona do euro caiu de 48,6 em julho a 46,7 na leitura final de agosto, na mínima em 33 meses, informou a S&P Global, enquanto analistas projetavam 47,0. O PMI de serviços teve baixa de 50,9 em julho a 47,9 em agosto, na mínima em 30 meses, mas a expectativa dos analistas, neste caso, era de 48,3.

Já o PMI composto da Alemanha caiu de 48,5 em julho a 44,6 na leitura final de agosto, atingindo a mínima desde maio de 2020. Apenas no setor de serviços, o PMI recuou de 52,3 em julho a 47,3 em agosto, número em linha com a previsão dos analistas.

China: O PMI de serviços recuou de 54,1 em julho para 51,8 em agosto, segundo pesquisa da S&P Global com a Caixin. OPMI composto, que engloba serviços e indústria, caiu de 51,9 para 51,7 no mesmo período.

Publicidade

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Web Stories

Ver tudo
<
Os 6 seguros mais estranhos do mundo
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2807 de hoje, quinta-feira (12)
IPTU: quem tem direito à isenção do imposto?
Como preencher a declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo
Aposentado tem isenção de IPTU? Entenda as condições
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
>