Como pano de fundo para essa indefinição, os investidores aguardam os dados do relatório oficial de empregos (o famoso payroll) dos Estados Unidos do mês de junho, em meio a expectativas de menor criação de vagas em relação ao mês anterior.
Em outros mercados, o dólar continua em trajetória de alta frente aos pares principais, como revela o índice DXY – que mede as variações da moeda norte-americana frente a outras seis divisas relevantes –, enquanto as principais commodities esboçam uma recuperação, com leve alta dos barris de petróleo.
Já aqui no Brasil, o ambiente externo pode favorecer a abertura do mercado – caso não tenhamos grandes surpresas com o payroll – enquanto a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho contribui para a formação da curva futura de juros logo cedo.
Por outro lado, o novo adiamento da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a concessão de uma série de benefícios sociais, para a próxima terça-feira, mantém as incertezas fiscais no radar – possivelmente limitando ajustes mais fortes nas taxas.
Agenda econômica 08/07
Brasil: Após um longo período, devido à greve dos servidores, o Banco Central vai divulgar a atualização do Boletim Focus com relatórios semanais de maio até o dia 1º de julho (8h30). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), por sua vez, divulga o IPCA de junho (9h), com as projeções de mercado apontando para uma aceleração a 0,71%, após 0,47% em maio, devido ao enfraquecimento dos efeitos da mudança de bandeira tarifária de energia, o impacto dos reajustes nos planos de saúde e de alimentos in natura, leite e derivados.
EUA: Além do payroll de junho (9h30), estão previstos dados de estoques no atacado (11h) e de crédito ao consumidor (16h), ambos referentes ao mês de maio. Para o relatório de emprego, o mercado tem expectativa de criação de 275 mil vagas em junho, ante 390 mil de maio. Finalmente, o presidente do Fed (o banco central norte-americano) de Nova York, John Williams, participa de painel e mesa redonda na Universidade de Porto Rico.
Europa: A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa de evento público (8h55).