Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: eleição e China devem limitar variação do Ibovespa nesta quinta-feira

Abertura de Mercado: eleição e China devem limitar variação do Ibovespa nesta quinta-feira
Desde 1997, a Bolsa de Valores brasileira implantou o pregão eletrônico, reduzindo a burocracia e democratizando o acesso ao mercado de ações e outros ativos. (Foto: Shutterstock)

Na volta do feriado de 7 de Setembro, os ativos no Brasil devem ser ajustar ao dia em que estiveram fechados e ao exterior que operou em alta, pelo menos nas primeiras horas de negociação. De qualquer forma, questões políticas e preocupações com a atividade econômica na China, o maior parceiro comercial do País, podem limitar ajustes mais contundentes durante a sessão.

Enquanto esperavam a definição da taxa de juros na zona do euro – o Banco Central Europeu (BCE) anunciou alta de 75 pontos-base –, os mercados internacionais operaram mistos nesta manhã de quinta-feira (8), embora com um tom um pouco mais positivo depois que o Livro Bege, relatório do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre as atuais condições econômicas em cada um dos seus 12 distritos, aliviou ontem as preocupações com a inflação nos Estados Unidos, ainda que os juros “terão de subir mais”, segundo dirigentes da própria autoridade monetária.

Nesse sentido, as bolsas de Londres e Frankfurt lideram as altas no velho continente, enquanto os índices futuros de Nova York sugerem um novo dia de ganhos moderados por lá.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre as commodities, os contratos futuros do petróleo operam em baixa, após subirem mais cedo buscando alguma recuperação do tombo da véspera, quando os preços caíram mais de 5% em meio a preocupações sobre a perspectiva econômica global depois que dados de exportação evidenciarem a desaceleração da China.

Enquanto isso, os preços futuros do minério de ferro, negociados na bolsa da Dalian, subiram 3,14% na madrugada, aos US$ 101,47 por tonelada.

No mercado global de moedas, o índice DXY, que mede as variações do dólar frente a outras seis divisas relevantes, opera em baixa, estendendo perdas de ontem.

Agenda econômica (08/09)

Brasil: Destaque apenas para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de agosto, divulgado logo cedo, mostrando deflação de 0,55% para o mês, bastante alinhado com as expectativas do mercado. Além disso, o Tesouro faz novamente leilão de títulos prefixados (LTN e NTN-F) ainda pela manhã (11h) e, assim como ocorreu nas edições passadas, pode trazer maior volatilidade à curva de juros.

EUA: O presidente do Fed, Jerome Powell, discursa (10h10), assim como os dirigentes do Fed de Chicago, Charles Evans (13h00) e de Minneapolis, Neel Kashkari (15h15).

Publicidade

Europa: A decisão de política monetária do Banco Central Europeu (9h15), seguida de coletiva com sua presidente, Christine Lagarde (9h45), é o destaque da sessão.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>