- O Ibovespa busca novo descolamento do mercado externo, que encontra-se com viés negativo
- A sessão de hoje antecede uma sexta-feira recheada de indicadores nos EUA e na Europa
O Ibovespa busca novo descolamento do mercado externo, que encontra-se com viés negativo nesta quinta-feira (9), na expectativa dos investidores do mercado doméstico por novas sinalizações a respeito do novo arcabouço fiscal e pela divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, que sai amanhã.
Leia também
Os mercados globais amanheceram em queda, estendendo o movimento negativo da véspera, em dia de agenda relativamente vazia. A sessão de hoje antecede uma sexta-feira recheada de indicadores nos Estados Unidos e na Europa, que deverão ser fundamentais para os investidores ajustarem as expectativas para as próximas semanas.
Há menos de 15 dias da decisão sobre juros do Federal Reserve (Fed o banco central norte-americano), o CME Group apontava nesta manhã 76,4% de chance de uma aceleração no ritmo de alta ta taxa, para 0,5 ponto porcentual (p.p.), da atual faixa de 4,50% a 4,75%. Na semana passada, a possibilidade maior era de um aumento de 0,25 p.p.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O presidente do Fed, Jerome Powell, disse ontem que os próximos passos da política monetária dependerão de dados econômicos que serão publicados – o que gera uma grande expectativa sobre o Payroll (dados do mercado de trabalho), que será divulgado amanhã.
Nesta madrugada, a China divulgou o índice de preço ao consumidor (CPI), que apontou desaceleração para 1%, ao menor patamar em um ano e abaixo da previsão dos analistas (de 1,7%), o que gera dúvidas em relação à recuperação da demanda das famílias, mas que, por outro lado, abre precedente para estímulos por parte do governo chinês.
O dado afeta ações de grandes mineradores em Londres, que possuem correlação ao desempenho econômico da segunda maior economia do mundo e pode também impactar as ações do setor listadas na Bolsa brasileira.
Os contratos futuros do petróleo recuavam levemente pela manhã após acumularem fortes perdas nas duas sessões anteriores, em meio a temores a respeito da desaceleração global a partir de uma política monetária mais restritiva. Porém, uma queda bem maior do se previa nos estoques dos EUA sugere alguma sustentação.
Agenda econômica
Brasil: O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne-se com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para discutir a proposta do novo arcabouço fiscal. E o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem reunião com ministros pela manhã e à tarde recebe o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes.
EUA: Destaque para a divulgação de número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA (10h30) e para a participação em evento do vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr (12h00).
Publicidade