Mercado

Abertura de Mercado: Ibovespa reage a ata do Copom e balanços de bancos

Os mercados internacionais se mantêm em compasso de espera por novos dados de inflação nos EUA

Abertura de Mercado: Ibovespa reage a ata do Copom e balanços de bancos
Bolsa de Valores em São Paulo Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

O exterior morno na manhã desta terça-feira (09) pode limitar os ajustes do mercado no Brasil, mas balanços de empresas e bancos, como Itaú Unibanco e BTG Pactual, devem repercutir no Ibovespa em dia de agenda externa vazia.

Os mercados internacionais se mantêm em compasso de espera por novos dados de inflação ao consumidor – medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) – dos Estados Unidos, que serão divulgados amanhã. Assim, os índices futuros das bolsas de Nova York operam instáveis e as bolsas europeias oscilam próximo da estabilidade.

Enquanto isso, os juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) longos sobem e o índice DXY do dólar, que mede as variações da moeda dos EUA
frente a outras seis divisas relevantes, opera em baixa, bem como os contratos futuros do petróleo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, a agenda conta com a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e da Ata do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, que devem embasar as expectativas dos mercados sobre os próximos passos da política de juros da economia.

Agenda econômica 09/08

Brasil: A ata do último encontro do Copom e o IPCA de julho são os destaques do dia. A mediana do mercado indicava uma deflação de 0,66% em julho e o número veio bastante em linha, recuando 0,68%. Em junho, o IPCA teve alta de 0,67%. Mais cedo, foi divulgada a primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) que caiu 0,88%, de 0,28% na prévia de julho. O BTG Pactual divulgou o balanço do segundo trimestre antes da abertura da Bolsa e a XP, CBA e Guararapes, após o fechamento.

EUA: Estão previstos dados da API, autoridade responsável pela divulgação dos níveis de combustível nos Estados Unidos, sobre os estoques de petróleo na semana passada (17h30).

China: Hoje à noite sai o índice de preços ao consumidor (CPI) da China em julho (22h30).