No Brasil, a sexta-feira deve ser de liquidez mais restrita nos mercados, em função do jogo da seleção na Copa do Mundo, mas, ao mesmo tempo, o noticiário promete ser intenso diante das expectativas pelos primeiros anúncios dos ministros do próximo governo e eventuais sinalizações em relação à condução da economia.
Fica ainda no radar o desenrolar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, cuja votação na Câmara deve ocorrer na próxima semana. Ainda na agenda econômica, o destaque desta sexta-feira fica com a publicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, que pode mostrar desaceleração na leitura anual, a 6,1%.
Agenda econômica
Brasil: O IPCA de novembro é o destaque e será conhecido às 9h00. Segundo a mediana das estimativas, a inflação deve ficar em 0,54% no mês, desacelerando a 6,1% nos últimos 12 meses.
EUA: A agenda norte-americana reserva o índice de preços ao produtor (PPI) em novembro, às 10h30. Em seguida, às 12h00, será a vez do índice do sentimento do consumidor preliminar de novembro. No mesmo horário, o departamento de comércio do país informa os estoques no atacado em outubro.
China: A inflação ao consumidor (CPI) desacelerou para alta anual de 1,6% em novembro, enquanto a inflação ao produtor (PPI) registrou queda de 1,3% no mesmo período.