A sexta-feira (9) começa com recuperação das Bolsas no exterior e prevalece o viés levemente positivo nas praças da Europa e nos índices futuros de Nova York, enquanto o petróleo exibe recuperação, repercutindo o processo de reabertura da China. Para hoje, os investidores aguardam leitura de inflação ao produtor nos Estados Unidos, antes da decisão de política monetária na próxima semana.
Leia também
No Brasil, a sexta-feira deve ser de liquidez mais restrita nos mercados, em função do jogo da seleção na Copa do Mundo, mas, ao mesmo tempo, o noticiário promete ser intenso diante das expectativas pelos primeiros anúncios dos ministros do próximo governo e eventuais sinalizações em relação à condução da economia.
Fica ainda no radar o desenrolar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, cuja votação na Câmara deve ocorrer na próxima semana. Ainda na agenda econômica, o destaque desta sexta-feira fica com a publicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, que pode mostrar desaceleração na leitura anual, a 6,1%.
Agenda econômica
Brasil: O IPCA de novembro é o destaque e será conhecido às 9h00. Segundo a mediana das estimativas, a inflação deve ficar em 0,54% no mês, desacelerando a 6,1% nos últimos 12 meses.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: A agenda norte-americana reserva o índice de preços ao produtor (PPI) em novembro, às 10h30. Em seguida, às 12h00, será a vez do índice do sentimento do consumidor preliminar de novembro. No mesmo horário, o departamento de comércio do país informa os estoques no atacado em outubro.
China: A inflação ao consumidor (CPI) desacelerou para alta anual de 1,6% em novembro, enquanto a inflação ao produtor (PPI) registrou queda de 1,3% no mesmo período.