Mercado

Abertura de Mercado: Manhã de cautela no exterior com investidores na espera pelo Fed

Veja a agenda econômica do dia no Brasil e no mundo

(Foto: Pixabay)
  • As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira, após dados de inflação na China contrariarem as expectativas.
  • A maioria dos índices futuros das bolsas de NY assim como as bolsas europeias e o dólar operam em queda, com investidores à espera pela decisão de politica monetária do Federal Reserve
  • No Brasil, a uma semana da decisão do Copom, o IPCA de maio, que será divulgado hoje, pode definir o rumo das taxas futuras de juros logo na abertura do mercado

As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira, após dados de inflação na China contrariarem as expectativas.

A inflação ao consumidor teve nova desaceleração em maio, ficando em 2,4% na variação anual, após registrar alta de 3,3% em abril. O resultado ficou abaixo da previsão dos analistas que esperavam alta de 2,6%.

A maioria dos índices futuros das bolsas de NY assim como as bolsas europeias e o dólar operam em queda, com investidores à espera pela decisão de politica monetária do Federal Reserve, que mais tarde anunciará projeções para a economia e juros pela primeira vez este ano. Para esta decisão, o mercado espera manutenção de juros no intervalo de 0-0,25%.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os analistas esperam também que o Fed adote uma diretriz mais forte (forward guidance) para os juros e Powell pode esclarecer sobre os planos para as compras de ativos. Também no radar continuam os esforços de reabertura da economia americana após o choque do Coronavirus.

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operaram em baixa nesta madrugada, revertendo ganhos da sessão anterior, após o API estimar no fim da tarde de ontem que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA teve aumento de 8,4 milhões de barris na última semana.

No Brasil, a uma semana da decisão do Copom, o IPCA de maio, que será divulgado hoje, pode definir o rumo das taxas futuras de juros logo na abertura do mercado.

Antes do feriado de Corpus Christi, que deixará os mercados fechados amanhã, os investidores também monitoram a reabertura gradual da economia em SP. Para o Ibovespa, após uma realização de lucros na sessão de ontem, esperamos uma abertura sem muito ímpeto, acompanhando os pares internacionais.

Agenda econômica do dia

Brasil: O IPCA de maio, que será divulgado às 9h, será o destaque da agenda de hoje. Para este indicador, o mercado espera deflação de 0,46% na variação mensal, após queda de 0,31% em abril. Tesouro faz leilões de LTN, NTN-F e LFT
antecipados em razão do feriado amanhã. Banco Central faz leilão de até 12 mil contratos de swap em rolagem às 11h30.

EUA: Federal Reserve divulga decisão de politica monetária e projeções econômicas, às 15h. Em seguida, o mercado
acompanha entrevista coletiva com o presidente da instituição, Jerome Powell, às 15h30. Ainda hoje, serão divulgados o índice de preços ao consumidor (CPI) de maio às 9h30 e os estoques de petróleo pelo departamento de energia às 11h30.