Mercado

Abertura de Mercado: Ibov pode manter alta diante de bom humor externo

Abertura de Mercado: Ibov pode manter alta diante de bom humor externo
Foto: Renato Cerqueira/Futura Press

O Ibovespa pode manter nesta quarta-feira (10) o fôlego visto nas últimas sessões com a tendência levemente positiva de Nova York, somada a um dólar enfraquecido frente a moedas emergentes e à continuidade da safra de balanços. Porém, qualquer surpresa negativa na inflação dos Estados Unidos pode mudar os rumos dos negócios no Brasil, tirando o apetite ao risco.

Após a forte geração de emprego da última semana, o principal destaque do dia será a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de julho nos Estados Unidos. As estimativas apontam para uma desaceleração para alta de 0,2% ante 1,3% em junho.

Neste contexto, os mercados operam mistos na Europa, enquanto os futuros de NY mostram leve recuperação, mas com os investidores atentos ao dado de inflação. O CPI hoje pode reforçar as  expectativas de um Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) agressivo diante da inflação que segue em níveis recordes (a maior em 40 anos), com a maioria das projeções apontando para um terceiro avanço de 75 pontos base na reunião de setembro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda sobre inflação, na China, foi divulgado o CPI também de julho, que avançou 2,7%, na comparação anual, vindo abaixo das estimativas. Assim, os mercados asiáticos encerraram majoritariamente no negativo, com as atenções voltadas para à inflação norte-americana.

No Brasil, a agenda traz as vendas no varejo em junho, com as estimativas apontando para uma queda de 0,7% ante alta de 0,2% em maio, com o avanço do ciclo de alta de juros dando sinais de enfraquecimento nos indicadores de atividade.

Para esta quarta-feira, após o fechamento do mercado, é esperado uma extensa lista de resultados do segundo trimestre, com destaque para os números do Banco do Brasil.

Agenda econômica

Brasil: Por aqui serão conhecidas as vendas no varejo do mês de junho, com as estimativas apontando para uma queda de 0,7%. Após o fechamento do mercado, Banco do Brasil, BRF, 3R Petroleum e MRV são algumas das companhias que divulgarão os números dos 2T22 hoje.

EUA: A agenda tem como destaque o CPI, índice de preços ao consumidor, em junho nos EUA às 9h30, além de comentários de dois dirigentes do Fed, Charles Evans às 12h e Neel Kashkari às 15h.

Europa: Mais cedo foi divulgado o CPI de julho da Alemanha, medido pela Destatis, que desacelerou ao apresentar alta anual de 7,5%, em linha com as estimativas. No Reino Unido, o economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE), Huw Pill, participará de evento às 12h.

Publicidade

China: O CPI de julho avançou 2,7%, na comparação anual, ante alta de 2,5% em junho, vindo abaixo faz projeções que apontavam para um avanço de 2,9%.