No exterior, a perspectiva de altas mais agressivas de juros nos Estados Unidos, reforçadas ontem pela inflação ao consumidor (CPI) americano, pesa nos mercados globais neste início de sexta-feira em meio a indicadores divulgados na Europa. Assim, tanto as bolsas europeias como os futuros de NY operam em baixa agora pela manhã. Os rendimentos dos treasuries também estão em baixa, após subirem com força na sessão de ontem.
No mercado de commodities, o petróleo opera em alta moderada, após a Agência Internacional de Energia (AIE) avaliar que a oferta abaixo do esperado da OPEP+ tende a gerar volatilidade nos mercados da commodity.
Aqui no Brasil, o horizonte de um Fed mais agressivo na alta de juros e de um Copom com ciclo mais longo de aperto monetário podem amparar cautela nos mercados domésticos e também coloca mais atenção na participação do Roberto Campos Neto em evento hoje.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Investidores vão buscar em seu pronunciamento sinais que reforcem o tom mais duro de Serra (diretor do Banco Central), após a forte correção de juros futuros e apostas para Selic neste ano desde a divulgação da ata. Em termos de balanços do 4T21,
os números do Itaú e da produção da Vale ficam no foco na bolsa. Além da política monetária, existem as preocupações fiscais com a PEC dos combustíveis. Também no Brasil, os investidores vão monitorar o IBC-Br de dezembro e de 2021.
Agenda econômica 11/02
Brasil: A agenda traz a participação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, em evento do Esfera Brasil, às 12h30. Destaque também à leitura de dezembro do índice de atividade econômica do BC, o IBC-Br de dezembro e de 2021, às 9hrs. A mediana das estimativas apontam para alta de 0,1% em dezembro na variação mensal.
EUA: Hoje sai a leitura preliminar de fevereiro da confiança do consumidor dos Estados Unidos (12h00).
Publicidade
Europa: A produção industrial do Reino Unido subiu abaixo do esperado e o PIB preliminar do país cresceu também abaixo das estimativas. Na Alemanha, a inflação medida pelo CPI desacelerou conforme o esperado.