O Ibovespa mantém a estrutura de baixa no curto prazo, favorecendo a continuidade do movimento em direção ao nível de suporte mais próximo aos 100.779 pontos. O cenário de baixa esticada abre espaço para um movimento corretivo de alta no dia, podendo buscar o patamar de resistência mais próximo indicado aos 106.156 pontos.
Índices futuros das bolsas de Nova York operam em leve alta em dia de divulgação de mais um dado de inflação dos Estados Unidos. Além disso, hoje tem início a reunião de política monetária do Fed, o banco central norte-americano, cuja decisão só será conhecida amanhã (15).
Na Europa, após abertura positiva, os mercados acionários perderam fôlego e passaram para o território negativo. A perspectiva de aperto monetário segue no radar, com o BCE (Banco Central Europeu) reforçando que deve subir juros em breve e após o índice ZEW de expectativas econômicas na Alemanha subir menos que o esperado em junho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre as commodities, os contratos futuros de petróleo operam em leve alta nesta manhã.
Aqui no Brasil, o Senado encerrou ontem (13) a votação do projeto de lei que fixa um teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica, combustíveis, telecomunicações e transporte coletivo. Como houve mudanças, a proposta volta para a Câmara.
Ao mesmo tempo, há a expectativa de que a Petrobras possa anunciar reajuste de combustíveis em breve, o que pode limitar uma reação positiva do mercado à aprovação do teto de ICMS para combustíveis e energia.
Os investidores devem monitorar também o volume de serviços de abril. Para o indicador, é esperada uma desaceleração para alta de 0,4% no mês, de 1,7% em março.
Agenda econômica 14/06
Brasil: A agenda desta terça-feira traz a cerimônia na B3 que marca a privatização da Eletrobras, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, às 12h. Entre os indicadores, destaque para o volume de serviços de abril, pela manhã. O Tesouro faz leilão de LFT e NTN-B às 11h.
Publicidade
EUA: No primeiro dia da reunião do Fed, será conhecido o índice de preços ao produtor (PPI) de maio (9h30) e a API revela os estoques de petróleo nos EUA da semana passada (17h30).
Europa: O índice de expectativas econômicas na Alemanha, do instituto ZEW, passou de -34,3 em maio a -28,0 para o mês de junho. Analistas previam -26,3.
China: A China publica dados de atividades referentes ao mês de maio (23h).