No exterior, a notícia sobre a retirada de parte das tropas russas próximas da fronteira com a Ucrânia tranquiliza os mercados globais, impulsionando os futuros das bolsas de NY e as bolsas europeias. Os juros das treasuries passaram a subir agora pela
manhã e o petróleo cai mais de 2%. O dólar, por sua vez, perdeu força ante moedas rivais e emergentes. EUA e aliados ocidentais ameaçaram impor sanções à Rússia se houvesse a invasão do território ucraniano.
No Brasil, o bom humor nos mercados internacionais diante da percepção de menor risco deve favorecer os negócios locais em um dia de agenda mais fraca. A forte queda do petróleo pode pesar nas ações da Petrobras mas, por outro lado, o investidor pode mirar mais a notícia de que a estatal saiu vitoriosa no Supremo Tribunal Federal em um processo bilionário.
Por fim, o mercado também deve digerir declarações do presidente do BC, Roberto Campos Neto, que reforçou que a autoridade monetária irá usar os instrumentos
necessários para combater a inflação.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Agenda econômica 15/02
Brasil: Destaque para a divulgação do IGP-10 de fevereiro. A mediana das estimativas aponta para alta de 1,97% na margem, de 1,79% em janeiro. O Tesouro faz leilão de NTN-B e LFT (11h00). Após o fechamento do mercado será divulgado o balanço da PetroRio.
EUA: Serão divulgados o PPI (índice de preços ao produtor) de janeiro e o índice de atividade industrial Empire Manufacturing, ambos às 10h30.