Os desdobramentos relacionados às Americanas (AMER3) são monitorados e devem elevar a volatilidade nos ativos na Bolsa nesta segunda-feira (16). A queda de 4,3% do minério de ferro e o recuo de 1% nos preços do petróleo sugerem um movimento negativo para as ações ligadas a commodities no mercado doméstico.
Leia também
A semana começa morna com as Bolsas da Europa oscilando sem direção única próximas da estabilidade em dia de liquidez reduzida em função do feriado de Martin Luther King, que deixará os mercados norte-americanos fechados. Hoje tem início o Fórum Econômico Mundial, que acontece em Davos, na Suíça. Também está prevista para esta segunda-feira a reunião do Eurogrupo, com a participação dos Ministros das finanças da zona do euro.
Ao longo da semana, a agenda ganha destaque com os dados de atividade na China, Livro Bege (relatório sobre as atuais condições econômicas dos Estados Unidos) e inflação ao produtor norte-americana e dados de inflação ao consumidor no Reino Unido e na zona do euro. Também segue no foco, a temporada de balanços, quando serão divulgados os números do Goldman Sachs, Netflix entre outros.
Agenda econômica
Brasil: A agenda semanal começa com a tradicional Pesquisa Focus, do Banco Central. Amanhã sai o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) e os Ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva, participam de painel no Fórum de Davos. Na quinta-feira, a agenda reserva a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, com a taxa de desemprego.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: A agenda reserva, na quarta-feira, dados de inflação ao produtor (PPI) e o Livro Bege. Ao longo da semana estão previstos uma série de balanços corporativos e discursos de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Europa: Na quarta-feira saem os dados de inflação ao consumidor na zona do euro e no Reino Unido. Na sexta-feira, saem a inflação ao produtor na Alemanha e as vendas no varejo do Reino Unido.
China: Destaque para a leitura do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao quarto trimestre de 2022, hoje à noite.
Publicidade