Mercado

Abertura de Mercado: analistas apostam em queda do Ibovespa hoje; Veja o que impacta a Bolsa

Abertura de Mercado: analistas apostam em queda do Ibovespa hoje; Veja o que impacta a Bolsa
Operador trabalha no salão da Bolsa de Valores de Nova York 19/05/2022 REUTERS/Andrew Kelly

A terça-feira (16) é de indefinição nos mercados, com os futuros de Nova York operando no terreno negativo em movimento de realização após as altas recentes. O Ibovespa pode mostrar movimento de correção depois de superar 113 mil pontos na véspera e acompanhar o viés negativo das bolsas norte-americanas, além da queda do petróleo também sugerir possível realização de lucros.

Com uma agenda econômica esvaziada e o fim da safra de balanços, o cenário político brasileiro deve ficar no radar, com o início oficial da campanha eleitoral de 2022.

Na Europa, as principais bolsas sobem mesmo após a inesperada queda do índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha, referente ao mês de agosto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os investidores aguardam a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que será conhecida amanhã e pode reforçar as expectativas quanto ao direcionamento do patamar dos juros do país.

No mercado de câmbio, o dólar se fortalece frente ao euro, refletindo o dado fraco divulgado na Alemanha. Este clima de incerteza é alimentado também pela safra de balanços, pois embora
vemos dados econômicos imprimindo cautela, pela manhã a BHP, maior mineradora do mundo em valor de mercado, apresentava alta expressiva na bolsa de Londres após divulgar um lucro praticamente três vezes maior à igual período do ano passado.

Quem também subia, mas nos Estados Unidos, era o Walmart, após apresentar os números do trimestre, dias após revisar suas metas (guidance) para baixo.

Agenda econômica (16/08)

Brasil: A agenda econômica traz poucos indicadores, com o único destaque para a publicação do Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) de junho medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Às 11h o Tesouro fará leilão de NTN-B (Notas do Tesouro Nacional – Série B) e LFT (Letra Financeira do Tesouro).

EUA: Pela manhã há a divulgação das construções de moradias iniciadas em julho e a produção industrial de julho. Durante à tarde é aguardada a divulgação dos estoques API (American Petroleum Institute, responsável pela divulgação dos estoques de combustíveis nos EUA).

Europa: Mais cedo foi conhecido o índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha do mês de agosto que ficou em -55,3 pontos, abaixo das previsões que apontavam para -51 pontos.

Publicidade