Os mercados internacionais mostram sinais distintos à medida em que os investidores aguardam falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e do Banco Central Europeu (BCE), buscando novos sinais sobre o rumo das políticas monetárias.
Leia também
O quadro geopolítico entre Rússia e Ucrânia também volta a exigir maior cautela e, neste contexto, o petróleo mostra instabilidade e o índice DXY, que mede a performance do dólar frente a outras divisas relevantes, cai.
Ainda no exterior, o índice de preços ao consumidor do Reino Unido atingiu novo recorde histórico e deve levar a uma nova alta de juros por parte do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale lembrar que ontem, enquanto os mercados brasileiros permaneceram fechados em função do feriado, as bolsas dos Estados Unidos subiram, após alta do índice de preços ao produtor (PPI) vir abaixo do esperado.
No Brasil, as atenções recaem mais uma vez para o noticiário político, com os investidores de olho no anúncio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição e na expectativa pelos nomes da equipe que trabalha na passagem de bastão para o novo governo e da composição dos ministérios.
Agenda econômica
Brasil: Sem indicadores previstos para o dia, as atenções se voltam para o ambiente político, incluindo a PEC da Transição e composição da equipe de transição.
EUA: A agenda reserva dados de varejo às 10h30, seguida pela produção industrial às 11h15 e ainda tem falas de membros do Fed.
Europa: A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, discursa às 14h00. Mais cedo, o índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha subiu a -36,7 em novembro, versus previsão de -50. Na zona do euro, o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 0,2% no terceiro trimestre de 2022 ante o trimestre anterior, segundo dados divulgados ontem, ficando dentro do esperado.
Publicidade
China: A produção industrial chinesa cresceu 5,0% em outubro, em comparação anual, um pouco acima da previsão de 4,9%.