O que este conteúdo fez por você?
- O dólar opera em leve alta ante as principais moedas
- Com o exterior esvaziado, o mercado nacional foca na apresentação do texto do arcabouço fiscal na Câmara e a coletiva de imprensa sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024
- A maior parte dos mercados acionários da Europa e os índices futuros de Nova York rondam a estabilidade –ainda que um leve viés de alta tente surgir
A semana vai começando com o “freio de mão” puxado no exterior, isso porque a maior parte dos mercados acionários da Europa e os índices futuros de Nova York rondam a estabilidade –ainda que um leve viés de alta tente surgir. Esse ambiente reflete a falta de maiores direcionadores diante de uma agenda econômica mais esvaziada e a espera pela divulgação de mais resultados corporativos nos Estados Unidos.
Leia também
Não somente as bolsas oscilam pouco nesta manhã de segunda-feira (17), uma vez que o dólar opera em leve alta ante as principais moedas, os contratos futuros do petróleo operam em leve baixa e os preços futuros do minério de ferro fecharam em baixa de 0,06% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente aUS$ 112,86 por tonelada.
Com o exterior esvaziado, o mercado nacional foca na apresentação do texto do arcabouço fiscal na Câmara e a coletiva de imprensa sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024. Sobre o novo regramento fiscal, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que não haverá dificuldade para a matéria ser aprovada pelo Congresso, mas apenas em duas ou três semanas a proposta deve ir à votação no Plenário.
Agenda econômica
Brasil: A agenda local traz hoje apenas o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de abril (8h), que mostrou deflação de 0,58% após alta de 0,05% em março, o Boletim Focus (8h25) e o IBC-Br de janeiro (9h). Amanhã será divulgada a produção industrial e, na quinta-feira, a sondagem industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Lembrando que a semana será mais curta e na sexta-feira, os mercados estarão fechados por conta do feriado de Tiradentes.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: Destaque hoje para publicação do índice de atividade Empire State (9h30), o índice de confiança das construtoras (11h) e o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Richmond, Thomas Barkin (13h). Amanhã saem os balanços de Bank of America, Goldman Sachs e Netflix e, na quarta-feira, é o dia do balanço do Morgan Stanley, IBM e Tesla, além do Livro Bege. Na quinta-feira estão previstos discursos de alguns dirigentes do Fed e a sexta-feira reserva os resultados do PMI composto.
Europa: Hoje a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, profere um discurso (12h). Amanhã será conhecido o índice de expectativas econômicas da Alemanha, na quarta-feira conheceremos Consumer Price Index (CPI) do Reino Unido e da zona do euro, enquanto na quinta-feira tem a ata do BCE, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) da Alemanha, além de discursos de dirigentes do BCE e do Banco Central da Inglaterra. Encerrando a semana, na sexta-feira serão conhecidos os dados sobre as vendas no varejo do Reino Unido e o PMI composto da Alemanha, Reino Unido e zona do euro.
China: Estão previstas as publicações referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) do 1º trimestre, a produção industrial, as vendas no varejo e investimentos em ativos fixos (23h).
Publicidade