A semana tem início com viés positivo nas bolsas da Europa após o novo ministro de finanças do Reino Unido anunciar a reversão de quase todas as medidas fiscais anunciadas no final de setembro em uma tentativa de reduzir as preocupações em relação a situação fiscal, o que ajuda a derrubar os juros dos títulos da dívida, os chamados Gilts.
Leia também
Em Nova York, os índices futuros indicam abertura em alta das bolsas, enquanto os investidores aguardam dados econômicos do país e balanços de grandes empresas norte-americanas. Nesta semana, por exemplo, estão previstos os números de Goldman Sachs e American Express, entre outros.
Ainda no exterior, a China informou que irá atrasar a publicação dos indicadores do terceiro trimestre deste ano, incluindo a leitura do Produto Interno Bruto (PIB). Nos demais mercados, os rendimentos dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) recuam, o dólar cede frente às principais moedas e o petróleo mostra volatilidade, operando entre altas e baixas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, o sinal positivo no exterior pode abrir espaço para alta do Ibovespa após acumular perdas de 3,7% na semana passada. Os investidores locais também aguardam novos direcionadores para os negócios. Para hoje estão previstos o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), visto como uma proxy do PIB e o relatório de produção da Vale após o fechamento do mercado.
Agenda econômica (17/10)
Brasil: A semana começa com a tradicional Pesquisa Focus, do Banco Central. Em seguida, às 9h, sai o IBC-Br de agosto. Na terça-feira, destaque para o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de outubro.
EUA: Hoje sai o índice de atividade Empire State de NY às 9h30. Amanhã será a vez da produção industrial norte-americana. Já na quarta-feira, as atenções se voltam para a divulgação do Livro Bege, sobre as condições econômicas do país. Na quinta-feira, saem as vendas de moradias usadas.
Europa: Amanhã sai o índice ZEW de expectativas econômicas na Alemanha e, na quarta-feira, o destaque é o CPI (inflação ao consumidor) na zona do euro. Na quinta-feira, será a vez do índice de preços ao produtor (PPI) na Alemanha.
Publicidade