Mercado

Abertura de Mercado: Investidores digerem aumento da alíquota do IOF

Abertura de Mercado: Investidores digerem aumento da alíquota do IOF
Homens sentados acompanhando o pregão da B3 (FOTO:Divulgação)

No exterior, os índices futuros das bolsas de NY operam em leve baixa nesta manhã de sexta-feira (17) , após os mercados à vista fecharem sem direção única ontem em meio às incertezas sobre a recuperação econômica e os próximos passos do banco central norte americano (Fed), que fará reunião de política monetária na semana que vem.

Os juros dos treasuries de mais longo prazo estavam também praticamente estáveis, após subirem ontem, quando reagiram a um inesperado aumento nas vendas no varejo dos EUA em agosto.

O índice DXY do dólar opera em baixa, revertendo parte do significativo ganho de ontem, quando foi impulsionado por dados mais fortes do que se esperava do varejo americano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As bolsas europeias operam voláteis, com viés de baixa, com a piora de NY e após investidores digerirem números do varejo britânico. Os contratos de petróleo operam
em baixa moderada, após atingirem nova máxima em cerca de sete semanas.

No Brasil, o mercado começa o dia digerindo o aumento da alíquota do IOF sobre operações de crédito para bancar o programa social Auxílio Brasil. Em dia de agenda econômica fraca, investidores ficam em compasso de espera pela decisão do Copom na próxima quarta-feira. Para hoje, o Ibovespa deve seguir o movimento dos pares internacionais.

Agenda econômica 17/09

Brasil: sem divulgação de indicadores relevantes.

EUA: A agenda traz a leitura preliminar do sentimento do consumidor da Universidade de Michigan (11h00) e dados semanais de poços de petróleo em operação nos EUA (14h00).

Publicidade

Europa: Em segundo plano hoje fica o índice de inflação ao consumidor (CPI) na Zona do Euro que já foi divulgado e subiu 3% em agosto, dentro do previsto.