Como um bom presságio para o mercado brasileiro, a dinâmica das principais commodities se mostra positiva nesta quarta-feira (18), com petróleo ampliando os ganhos logo cedo depois que a Agência Internacional de Energia (AIE) anunciou a previsão de demanda recorde para este ano diante da abrupta reversão da política na China, que deverá impulsionar a demanda global pela commodity. Enquanto isso, os preços futuros do minério de ferro avançaram 0,90% no mercado futuro de Dalian nesta madrugada, cotados ao equivalente à US$ 124,43 por tonelada.
Leia também
O EWZ, principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado em Nova York, subia quase 2% no início do dia. O front fiscal, incluindo novos detalhes sobre uma eventual Reforma Tributária, será fundamental para a sustentação desse movimento ao longo do dia.
O dia começou com sinais de fôlego limitado nos principais mercados globais em reflexo da espera por indicadores norte-americanos e discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). Os investidores, no entanto, se amparam na taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro que desacelerou pelo segundo mês consecutivo em dezembro depois de atingir a máxima histórica em outubro – confirmando a leitura de que o pior, em termos de dinâmica de preços e políticas monetárias contracionistas, já tenha ficado para trás.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Alternativamente, em meio a pressões inflacionárias persistentes, o Banco do Japão (BoJ) manteve sua política monetária inalterada, contrariando as especulações de elevação dos juros, o que levou a um desempenho muito fraco do iene na sessão de hoje. Nesse ambiente, as Bolsas da Europa exibem ganhos limitados (ao redor de 0,2%), enquanto os índices futuros de Nova York sugerem uma abertura no zero a zero.
Agenda econômica
Brasil: No Fórum Econômico Mundial, em Davos, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem agenda com o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da instalação de mesa de negociação do salário mínimo com centrais sindicais (11h00).
EUA: A agenda reserva a divulgação do índice dos índices de preços ao produtor (PPI), as vendas no varejo (ambos às 10h30) e a produção industrial (11h15), todos referentes ao mês de dezembro. O Fed divulga o Livro Bege (16h00), relatório sobre a situação econômica dos EUA. Também são esperados discursos dos dirigentes do Fed Raphael Bostic, de Atlanta (11h00), James Bullard, de St. Louis (11h30), Patrick Harker, da Filadélfia (17h00) e Lorrie Logan, de Dallas (19h00).
Europa: O CPI da zona do euro desacelerou a 9,2% em dezembro, ante 10,1% em novembro, depois da máxima histórica de 10,6% em outubro, confirmando a leitura preliminar e em linha com a previsão de consenso.
Publicidade