A semana começa com os mercados de ações em alta, ainda em reação ao alívio nas preocupações sobre uma eventual recessão nos Estados Unidos após os dados mais fortes que o esperado divulgados na última sexta-feira. O movimento desta segunda-feira (18), contudo, não conta com o amparo de uma agenda de indicadores relevante – pelo contrário, já que o cronograma de hoje conta apenas com o índice de confiança das construtoras norte-americanas. O alívio exterior deve favorecer os ativos no Brasil, embora as preocupações com o front fiscal devam limitar uma recuperação mais forte.
Diante desse cenário, as principais bolsas da Europa avançam mais de 1% nesta manhã de segunda-feira, assim como os índices futuros de Nova York sugerem ganhos da mesma magnitude por lá. O índice DXY, que mede as variações do dólar frente a outras seis divisas relevantes, continua em baixa, enquanto os contratos futuros do petróleo sobem.
O Ibovespa encerrou a última semana perdendo o importante suporte dos 98.000 pontos. Vai retomando a tendência
de baixa que tem um próximo objetivo projetado nos 94.500 pontos, podendo estender esta busca até a região dos
88.000 pontos, melhor patamar para reentradas na ponta compradora. Do lado superior, a linha dos 98.000 pontos passa a atuar agora como primeira resistência em caso de pullback (movimento na contramão de tendência) e mais acima, o índice ainda encontraria forte barreira nos 102.200 pontos.
Agenda econômica 18/07
Brasil: O IGP-10 (8h), a pesquisa Focus (8h30) e os dados semanais da balança comercial (15h) serão divulgados hoje. Para o dado de inflação a expectativa era de uma alta de 0,46% em julho, após 0,74% em junho, mas o número veio em 0,60%, sugerindo que os juros futuros devem se manter pressionados. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa (11h) da posse do novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Barroso do Nascimento, no Rio de Janeiro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: O índice de confiança das construtoras em julho será conhecido hoje (11h) e a prévia de julho do PMI composto, industrial e de serviços na sexta-feira. Na lista de empresas que divulgam seus resultados constam o Goldman Sachs, Bank of America e IBM hoje, Netflix e Johnson & Johnson amanhã, Tesla e Moderna na quarta-feira, American Airlines e AT&T na quinta-feira e, finalmente, Twitter encerrando a semana.