Mercado

Abertura de Mercado: Cenário externo negativo deve pesar no Ibovespa

Abertura de Mercado: Cenário externo negativo deve pesar no Ibovespa
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock

Mau humor prevalece no exterior após dados chineses mais fracos que o esperado
A semana começa com mau humor externo, após a China divulgar dados de crescimento abaixo do esperado. O PIB chinês cresceu 4,9% no terceiro trimestre, ficando abaixo da estimativa de 5,1%. Além disso, a produção industrial também decepcionou.

Esses dados reforçam as preocupações sobre o impacto da disseminação da variante delta da covid19 na retomada da economia mundial. Nesse ambiente, as bolsas asiáticas fecharam em queda, e os mercados acionários na Europa, bem como os
índices futuros das bolsas em Nova York recuam.

Nas próximas horas, investidores vão acompanhar indicadores dos EUA e seguem no radar os balanços americanos. Enquanto isso, o dólar avança ante as moedas de países emergentes e exportadores de commodities. Os contratos futuros do petróleo operam em alta, ampliando os fortes ganhos da semana passada, em meio a expectativas de demanda robusta pela commodity.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o cenário mais negativo no exterior deve pesar no Ibovespa, assim como o dólar mais forte. Internamente, os investidores aguardam a votação da PEC dos Precatórios e uma definição sobre o Auxílio Brasil. No radar fica também a greve dos caminhoneiros, que declararam estado de greve desde sábado e que irão parar no dia 1º de novembro, caso o governo não atenda às reivindicações em 15 dias.

Agenda econômica 18/10

Brasil: A agenda interna da semana começa com divulgação do Relatório Focus (8h25) e Relatório de Estabilidade Financeira do 1º semestre (9h30), ambos do Banco Central. Na sexta-feira tem nota do setor externo. São esperados ainda na semana os dados de arrecadação federal.

EUA: As atenções estarão voltadas hoje para a produção industrial em setembro (10h15); confiança das construtoras em outubro (11h); além dos discursos da secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, e do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell (12h). Amanhã, tem construções de moradias iniciadas e uma série de balanços no país, como da United Airlines e Johnson & Johnson.

Na quarta-feira, tem o Livro Bege do Fed, discursos de dirigentes do Fed e balanços como o da IBM. Na quinta-feira, destaque para os balanços do Barclays e American Airlines, e saem as vendas de moradias usadas. No final da semana sai o PMI composto.

Europa: Na quarta-feira, tem o PPI da Alemanha de setembro, o CPI do Reino Unido. Na quinta-feira, sai o índice de confiança do consumidor da zona do euro. A semana termina com divulgação das vendas no varejo do Reino Unido, além de PMI composto da Alemanha, zona do euro e Reino Unido.

China: O PIB chinês cresceu 4,9% no terceiro trimestre, abaixo da estimativa de 5,1%. Sob impactos da crise enérgica, a produção industrial também decepcionou (alta anual de 3,1%, abaixo da previsão de 3,8%), mas as vendas no varejo surpreenderam positivamente (ganho de 4,4%, acima da expectativa de 3,4%). Na quarta-feira, tem a decisão de política monetária na China.

Publicidade