Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: pessimismo impera no Ibovespa após novo dado recorde na Europa

Abertura de Mercado: pessimismo impera no Ibovespa após novo dado recorde na Europa
Sede da B3 19/10/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

Se por um lado a inflação ao consumidor na zona do euro divulgada ontem ficou em linha com o esperado – e reduziu as preocupações sobre um aperto monetário mais intenso na Europa –, o salto anual de 37,2% do índice de preços ao produtor (PPI) na Alemanha anunciado nesta sexta-feira (19), bem acima do esperado e o maior avanço mensal da série histórica, coloca de novo na pauta uma alta de juros mais forte na próxima reunião do Banco Central Europeu (BCE).

Para os ativos domésticos, o cenário externo deve limitar o apetite por risco diante da crise de energia na China e da queda das commodities, embora o vencimento de opções sobre ações traga mais fluxo à Bolsa e, em decorrência disso, maior volatilidade do Ibovespa.

Entre os eventos corporativos previstos, destaque para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Petrobras para eleger oito conselheiros e o presidente do Conselho – dos oito nomes, possivelmente seis virão de indicações da União e outros dois, dos acionistas minoritários.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os mercados de câmbio e juros devem oscilar ao sabor das notícias externas e a crescente preocupação em torno das contas públicas daqui em diante.

Neste cenário, predomina mais uma vez a cautela entre as principais bolsas da Europa, assim como nos índices futuros de Nova York. O clima é mais negativo, especialmente após a notícia de que a gigante de tecnologia Apple revelou ontem à noite graves vulnerabilidades de segurança para iPhones, iPads e Macs.

Em outros mercados, os contratos futuros do petróleo operam em baixa, após ganhos nas duas últimas sessões em decorrência das quedas nos estoques de petróleo e gasolina nos Estados Unidos, enquanto o índice DXY, que mede as variações do dólar frente a outras seis divisas relevantes, opera em alta.

Agenda econômica (19/08)

Brasil: A segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de agosto era o único indicador local hoje (8h) e mostrou deflação de 0,57%, contra uma alta 0,52% em julho. A AGE da Petrobras será no começo da tarde (13h).

EUA: O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Richmond, Thomas Barkin – que não vota no FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto, equivalente ao Copom no Brasil), participa de painel (10h). Além disso, será divulgado o relatório semanal sobre poços e plataformas de petróleo em atividade no País (14h).

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>