Antes do evento que pode marcar uma nova era, uma vez que o Banco Central Europeu (BCE) não eleva os juros básicos da economia há 11 anos, as principais bolsas europeias e os índices futuros em Nova York passaram a operar em queda moderada nesta manhã de quarta-feira (20). Além das expectativas relacionadas à decisão de política monetária no velho continente, a Comissão Europeia propôs um plano para reduzir consumo de gás em 15% – o que, por um lado, aliviaria as pressões inflacionárias, mas por outro poderia significar uma desaceleração importante da economia do bloco.
Em outros mercados, os contratos futuros do petróleo recuam, enquanto o minério de ferro avança em reação à redução na estimativa de produção da commodity pela Vale. O índice DXY, que mede as variações do dólar frente à outras moedas, avança novamente no exterior. Esse cenário mais cauteloso também sugere a interrupção (ou arrefecimento) deste ciclo positivo para o Ibovespa que já dura três dias, embora um alívio dos juros futuros, em meio as declarações do ministro de Minas e Energia (MME), Adolfo Sachsida, possa compensar parcialmente o movimento.
Segundo o Ministro, a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas contas de luz começará a ser sentida nas próximas faturas de energia e a média nacional de redução pode chegar a 20%, trazendo alívio à inflação.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Ibovespa foi testar mais uma vez a barreira dos 98.00 pontos e, caso consiga superar este patamar nos próximos dias,
ficaria livre para seguir em direção à reta de resistência traçada a partir do topo de abril, que passa hoje na região
dos 102.200 pontos. Do lado negativo, na eventual perda dos 95.200 pontos (mínima do ano), o índice seguiria com a
tendência de baixa principal e teria próxima busca nos 93.500 pontos (formação da onda “c” de Elliott).
Agenda econômica 20/07
Brasil: A FGV informou a segunda prévia do IGP-M de julho, mostrando alta de 0,52%, contra 0,55% na segunda leitura de junho. O Banco Central faz leilão de rolagem de até 15 mil contratos (US$ 750 milhões) de swap cambial relativo ao vencimento de setembro deste ano (11h30).
EUA: Serão conhecidas as vendas de moradias usadas em junho (11h).
Europa: O índice preliminar de confiança do consumidor na zona do euro em julho será conhecido ainda pela manhã (11h). Mais cedo, o índice de preços ao produtor (PPI) da Alemanha saltou 33,6% em junho ante igual mês de 2021, desacelerando em relação aos 33,6% em maio. Já no Reino Unido, o índice de preços ao consumidor (CPI) aumentou 9,4% no ano, a leitura mais alta desde abril de 1982, acelerando em relação à taxa anual de 9,1% de maio.