

A sessão desta quinta-feira (20) é de indefinição nos mercados internacionais. Se por um lado os balanços do terceiro trimestre tem contribuído com algum apetite ao risco, por outro os temores de um cenário de recessão reflexo das altas de inflação e juros mundo afora permanecem no radar.
Nesse contexto, mais cedo foi conhecido a inflação ao produtor (PPI) de setembro na Alemanha. O indicador da principal economia da zona do euro subiu 45,8% ante setembro de 2021, o maior nível desde 1949. Naturalmente, a leitura é de que parte dessa inflação seja repassada ao consumidor ao longo do tempo e contribua para a dinâmica de pressão inflacionária da região.
Nos Estados Unidos, após os Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) atingirem máximas de uma década na véspera, hoje novamente os juros avançam à espera de novos discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na contramão das políticas monetárias adotadas por grande parte das economias, a China anunciou na madrugada a manutenção de suas taxas de referências para empréstimos de 1 e 5 anos. Ainda na região, as autoridades discutem a redução do período de quarentena para ingressos ao país em um sinal inicial de maior flexibilização na política de Covid Zero.
No Brasil, a segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de outubro recuou 0,83%, seguindo a tendência de desaceleração. Com o mercado internacional incerto, o Ibovespa pode seguir o viés externo, embora a alta do petróleo possa ajudar as ações da Petrobras e do setor, como aconteceu na sessão anterior.
Por fim, o cenário político deve seguir no radar, enquanto a safra de balanços no exterior continua e por aqui tem início.
Agenda econômica
Brasil: Mais cedo foi divulgado a 2ª prévia do IGP-M. Teremos leilão de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional – Série F (NTN-F), ambos às 11hrs. O Conselho Monetário Nacional (CMN) realiza reunião durante à tarde (15hrs).
A diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Fernanda Guardado, e o secretário do Tesouro, Paulo Valle, falam em eventos. Por fim, o Assaí abre a safra de balanços do terceiro trimestre de 2022.
Publicidade
EUA: A agenda norte-americana traz declarações do presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker e outros três dirigentes, Michelle Bowman, Philip Jefferson e Lisa Cook. Por lá é aguardado os balanços da American Airlines, AT&T e Whirlpool.