Mercado

Abertura de mercado: bolsas iniciam o dia em clima de recuperação

Abertura de mercado: bolsas iniciam o dia em clima de recuperação
B3 19/10/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

As bolsas europeias sobem nesta manhã (21) estendendo a recuperação de ontem, depois de acumularem fortes perdas na semana passada em meio a preocupações de que a persistência da inflação alta e o consequente aperto monetário prejudiquem a economia global. Os índices futuros das bolsas de Nova York também operam em alta de mais de 1%, sugerindo que os mercados à vista podem se recuperar de forma mais consistente no pregão desta terça-feira. No Brasil, o destaque fica por conta da Ata do Copom, após a elevação da Selic de 12,75% para 13,25% na semana passada.

O dólar opera mais fraco ante a maioria das divisas, com o índice DXY em queda. Já os contratos futuros do petróleo operam em alta, refletindo o aperto da oferta da commodity. Ainda no exterior, ficam no radar ainda discursos do presidente regional do banco central-norte-americano, o Fed, Thomas Barkin.

O mercado ficará atento a qualquer pista sobre o fim do ciclo de aperto monetário, o que pode mexer na curva de juros. A força dos futuros de Nova York e a alta do petróleo devem ajudar o Ibovespa, enquanto o dólar mais fraco no exterior pode ser benéfico para o real.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Ibovespa ensaia um movimento de reação a partir do suporte respeitado na linha dos 100.000 pontos e, com algumas “blue chips” já emitindo sinais de reversão no pregão de ontem, o índice pode retomar sua força compradora nos próximos dias para tentar a primeira resistência que ficou marcada aos 103.000 pontos. Do lado inferior, esta formação positiva de curto prazo seria anulada em caso de perda definitiva dos 98.500 pontos.

Agenda econômica 21/06

Brasil: A agenda desta terça-feira traz a publicação da ata do Copom. O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, participa de audiência na Câmara sobre Petrobras e preços dos combustíveis (9h). E o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, participam da abertura de evento sobre o ingresso do Brasil na OCDE (14h). O Tesouro faz leilão de NTN-B e LFT (11h).

EUA: Destaque a discursos do presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin (12h e 16h30). Além disso, saem as leituras de maio para o índice nacional de atividade, medido pelo Fed Chicago (9h30), e as vendas de moradias usadas (11h).

Ásia: O Banco do Japão (BoJ) publica a ata da reunião de política monetária.