As bolsas europeias operam sem viés único nesta manhã de quinta-feira (21), enquanto a bolsa da Itália recua após o pedido de renúncia de Mario Draghi ao cargo de primeiro ministro. No geral, os investidores aguardam a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), programado para às 9h15. No Brasil, o dia reserva a leitura dos dados de arrecadação federal no mês de junho e, depois do fechamento do mercado, a Petrobras informa seus números de produção do segundo trimestre do ano.
A autoridade monetária europeia deve anunciar hoje um aumento na taxa básica de juros, algo que não acontece há mais de dez anos, para combater a inflação recorde na zona do euro impulsionada pelos efeitos da guerra na Ucrânia. Ainda há certa dúvida quanto ao tamanho do ajuste, mas a previsão majoritária é de alta de 0,25 ponto porcentual, com sinalização de uma alta mais agressiva em setembro. Logo após a decisão, a presidente do BCE concederá entrevista coletiva.
Em Nova York, os futuros operam sem direção única nesta manhã, no aguardo de novos direcionadores para os negócios, enquanto o dólar tem alta moderada frente às principais moedas e o petróleo despenca cerca de 4%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Ibovespa segue respeitando a resistência dos 98.000 pontos e precisaria vencer de forma definitiva este patamar para avançar em direção à reta de resistência traçada a partir do topo de abril, que passa hoje na região dos 102.200 pontos. Do lado inferior, o suporte ficou na mínima do ano formada aos 95.200 pontos e a perda deste ponto liberaria o índice para a continuidade do movimento baixista, que teria próxima busca apontando para os 93.500 pontos.
Agenda econômica 21/07
Brasil: Os dados de arrecadação federal no mês de junho serão conhecidos às 10h30 e a mediana das estimativas prevê saldo de R$ 175,1 bilhões.
EUA: Saem os dados semanais de pedidos de auxílio desemprego, às 9h30. Na temporada de resultados, American Airlines e AT&T divulgaram seus números antes da abertura do mercado.
Europa: Destaque para a decisão de política monetária pelo Banco Central Europeu (BCE), às 9h15, seguida por entrevista coletiva da presidente da instituição, Christine Lagarde.