O que este conteúdo fez por você?
- O tom mais duro adotado pelo Fed, sinalizando novo aumento de juros até o fim do ano, ainda ecoa
- A cautela nas bolsas internacionais pós decisão do Fed e a queda nas commodities devem pesar no Ibovespa em meio à repercussão da reunião do Copom, onde as expectativas de corte de 0,5 ponto percentual foram confirmadas
- O Banco da Inglaterra (BoE), em decisão acirrada, surpreendeu as expectativas e optou pela manutenção dos juros no atual patamar de 5,25%
A sessão desta quinta-feira (21) será novamente marcada por novas decisões de política monetária, mas principalmente pela repercussão das reuniões do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e do Comitê de Política Monetária (Copom). O Banco da Inglaterra (BoE), em decisão acirrada, surpreendeu as expectativas e optou pela manutenção dos juros no atual patamar de 5,25%.
Leia também
O tom mais duro adotado pelo Fed, sinalizando novo aumento de juros até o fim do ano, ainda ecoa. Os futuros de Nova York apontam para abertura no campo negativo e na Europa as bolsas caem mais de 1% nesta manhã, além do recuo de mais de 1% do petróleo e de 1,90% do minério de ferro nesta madrugada em Dalian.
Além disso, o rendimento dos Treasuries de médio e longo prazo seguem em alta, enquanto os vencimentos mais curtos ensaiam correção após atingirem máximas na sessão de ontem.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A cautela nas bolsas internacionais pós decisão do Fed e a queda nas commodities devem pesar no Ibovespa em meio à repercussão da reunião do Copom, onde as expectativas de corte de 0,5 ponto percentual foram confirmadas, com a taxa passando de 13,25% para 12,75% ao ano. O comitê ter sinalizou que seguirá na mesma toada, com cortes na mesma magnitude.
Agenda econômica
Brasil: Teremos leilão de prefixados do Tesouro (11h00) e dados da arrecadação federal (10h30). Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, se reúnem em um almoço (14h00).
EUA: Saem dados de pedidos de auxílio-desemprego (9h30) e vendas de moradias usadas (11h00).
Europa: O BoE surpreendeu e optou por manter as taxas de juros inalteradas, em 5,25%, enquanto o Banco Central da Turquia elevou o juro básico em 5 ponto percentual, para 30% ao ano. A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, profere palestra na França (11h00).
Japão: O Banco do Japão (BoJ) anuncia decisão de política monetária na madrugada desta sexta-feira (22).
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.