Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: inflação e dados de emprego pressionam Ibovespa

Abertura de Mercado: inflação e dados de emprego pressionam Ibovespa
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

As bolsas da Ásia encerraram em baixa nesta segunda-feira (21), enquanto os índices europeus passaram a recuar após leitura dos dados econômicos. Hoje é feriado do Dia do Presidente nos EUA, o que manterá os mercados fechados por lá, reduzindo a liquidez nas demais praças. Mais cedo, as notícias de uma possível reunião entre
líderes dos Estados Unidos e da Rússia, para discutir a crise na Ucrânia, foi bem recebida nos mercados, mas os ganhos não se sustentaram.

O clima de cautela é uma resposta ao dado de inflação ao produtor (PPI) na Alemanha, que atingiu o recorde de 25% na leitura anual de janeiro. O dado do PMI da Industria do país também decepcionou, ficando abaixo do esperado, enquanto o PMI Composto da zona do euro superou as estimativas.

No Brasil, as atenções na semana se dividem entre a safra de resultados, que reserva os números da Gerdau e Petrobras (quarta-feira) e Ambev (quinta-feira), e a votação
de dois projetos para a redução dos preços dos combustíveis, no Senado. Na agenda de indicadores, serão divulgados o IPCA-15, IGP-M de fevereiro, dados fiscais e de emprego. Para o Ibovespa, o pregão deve ser mais morno, em função do feriado americano e o viés de baixa nas demais bolsas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 21/02

Brasil: A segunda-feira reserva a leitura da tradicional Pesquisa Focus, do Banco Central. Na quarta-feira será a vez do IPCA-15 de fevereiro, além dos números de conta corrente e investimento direto no País. Na quinta-feira sai a taxa de desemprego pela Pnad Contínua em dezembro e, na sexta-feira, saem os dados do resultado primário e o IGP-M de fevereiro.

EUA: Destaque na semana para a leitura do PIB preliminar do 4T21, na quinta-feira.
Europa: o índice PMI Composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 52,3 em janeiro para 55,8 em fevereiro, atingindo o maior nível em cinco meses. Apesar da leitura positiva, o resultado se deve ao PMI de Serviços, que avançou a 55,8 no período, enquanto o PMI Industrial recuou a 58,4.

Web Stories

Ver tudo
<
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2807 de hoje, quinta-feira (12)
IPTU: quem tem direito à isenção do imposto?
Como preencher a declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo
Aposentado tem isenção de IPTU? Entenda as condições
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
IPVA 2025 vai aumentar?
>