Mercado

Abertura de Mercado: Preocupação com o fiscal deve pesar nos negócios

Abertura de Mercado: Preocupação com o fiscal deve pesar nos negócios
A B3 é a maior bolsa de valores da América Latina. (Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock)

No No exterior, as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta madrugada, à medida que a gigante imobiliária Evergrande na China voltou ao radar, ao fracassar na venda de uma fatia em uma de suas subsidiárias. As principais bolsas na Europa e os índices futuros das bolsas de NY também exibem quedas moderadas nesta manhã, em dia de realização, após vários pregões positivos que refletiram os
bons balanços corporativos divulgados recentemente, referentes ao 3T21.

Para hoje, os investidores aguardam indicadores e balanços americanos e discursos de dirigentes do Fed. O petróleo recua e pesa também, enquanto os juros das treasuries estão mistos e o dólar sobe.

No Brasil, este ambiente de cautela no exterior deve adicionar desconforto aos mercados locais que vêm sendo impactados pelas questões fiscais. O foco de atenção continua sendo as fontes de recursos para o programa social Auxílio Brasil, a possibilidade do descumprimento do teto dos gastos, as indefinições sobre a PEC dos precatórios na Câmara e a reforma do IR no Senado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Estes temas devem continuar impactando o dólar vs. real e, consequentemente, pesando nas expectativas de inflação, exigindo uma política monetária mais contracionista e penalizando o PIB.

Neste ambiente, o mercado já precifica majoritariamente elevação de 1,25 p.p. da Selic na reunião do Copom da semana que vem. Na bolsa, além do exterior negativo e dos aspectos fiscais, os investidores devem repercutir o relatório de produção da Petrobras do 3T21, divulgado ontem à noite. Por fim, o pronunciamento do ministro da economia, Paulo Guedes, feito ontem, após o fechamento do pregão, pode adicionar volatilidade aos negócios nesta quinta-feira.

Agenda econômica 22/10

Brasil: O leilão do Tesouro de LFT, NTN-F e LTN está programado para 11 hrs. A Comissão Especial da Câmara para PEC dos precatórios tem nova reunião para discussão e votação do parecer da matéria, às 14h30. O ministro da Economia fala em evento às 19hrs.

EUA: os pedidos semanais de auxílio desemprego saem às 9h30; as vendas de moradias usadas em setembro serão divulgadas às 11hrs. Os balanços da AT&T e American Airlines serão reportados antes da abertura do mercado, enquanto Intel e Whirlpool, após o fechamento.

 

Publicidade