A semana vai chegando ao fim com a bolsas operando sem uma direção única na manhã desta sexta-feira (22). Na Europa, o tom se mostra mais positivo entre os principais índices acionários, mesmo com a divulgação dos indicadores de atividade (PMIs) da zona do euro e da Alemanha abaixo de 50 pontos em julho – o que caracteriza que a atividade da maior economia da região está em contração. No Brasil, a expectativa fica por conta da repercussão dos resultados operacionais da Petrobras.
Em Nova York, os índices futuros não mostram o mesmo otimismo que na Europa, com sinais negativos prevalecendo, especialmente na Nasdaq, a bolsa tecnologia, refletindo à fortes quedas no pré-mercado das ações da controladora do Facebook, a Meta. A agenda de indicadores, no entanto, ainda reserva emoções ao longo do dia e poderão dar maiores direcionamentos para os investidores.
Em outros mercados, o dólar avança frente aos pares principais e algumas divisas de países emergentes e ligados à commodities.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, a falta de uma referência externa e a agenda esvaziada sugerem fôlego limitado, colocando em xeque um sexto avanço consecutivo do Ibovespa hoje, especialmente se considerarmos o recuo das ADRs da Petrobras pela manhã em Nova York em reação à divulgação do relatório de produção da companhia no segundo trimestre. O documento mostrou queda de 5,2% ante o primeiro trimestre e de 6% na comparação anual.
O Ibovespa segue forçando a resistência aos 98.000 pontos e caso consiga vencer de forma definitiva este patamar
passaria a olhar para a reta que vem do topo de março e que projeta hoje nos 102.200 pontos. Do lado negativo, caso
volte a sofrer pressão vendedora nos próximos dias, o índice retornaria até o suporte onde formou a mínima do
ano nos 95.200 pontos e, na eventual perda deste ponto, aceleraria na venda até a região dos 93.500 pontos.
Agenda econômica 22/07
Brasil: Sem indicadores econômicos previstos, mas o Ministério da Economia publica o relatório bimestral de receitas e despesas no Diário Oficial da União.
EUA: As prévias dos índices de gerentes de compras (PMI) em julho são os destaques da agenda (10h45). Na frente corporativa, American Express e Verizon publicam resultados trimestrais, antes da abertura dos mercados, enquanto o Twitter divulga seus números após o fechamento.
Europa: O PMI composto do Reino Unido cedeu a 52,8 em julho, depois de 53,7 em junho, atingindo o resultado mais baixo em 17 meses, segundo dados preliminares da S&P Global. Ainda na terra da Rainha, as vendas no varejo recuaram 0,1% em junho ante maio, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), ficando acima da expectativa de uma queda mensal de 0,4%.
Publicidade