O que este conteúdo fez por você?
- Os mercados internacionais operam no positivo pela manhã. O movimento continua refletindo mais aspectos técnicos do que uma mudança de ânimo dos investidores
- O cenário externo dá algum desafogo, mas a tramitação do arcabouço fiscal continuará sendo o fator decisivo para o rumo dos negócios locais
- Campos Neto, Simone Tebet, Galípolo e Alckmin participarão de eventos diferentes nesta terça-feira
Os mercados internacionais operam no positivo pela manhã. O movimento continua refletindo mais aspectos técnicos do que uma mudança de ânimo dos investidores, o que pode ser visto pelo recuo dos juros dos Treasuries e do dólar.
Leia também
As expectativas por novas medidas de apoio à economia chinesa, após a decisão do Banco do Povo da China (PBoC) de cortar juros para um ano, também ajudam a explicar esse movimento. Assim, as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York exibem ganhos nesta terça-feira (22).
Entre as commodities, os contratos futuros de petróleo operam em queda, enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram fortes ganhos de 4,47% na madrugada em Dalian, cotados a US$ 110,42 por tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O cenário externo dá algum desafogo, mas a tramitação do arcabouço fiscal continuará sendo o fator decisivo para o rumo dos negócios locais. A reunião entre a Câmara e o Ministério da Fazenda na segunda-feira (21) terminou sem acordo sobre a permissão, incluída no texto pelo Senado, para o Governo prever despesas condicionadas no Orçamento de 2024. A expectativa dos líderes partidários e do relator, Claudio Cajado (PP-BA), é de que o projeto será votado até amanhã.
Agenda econômica
Brasil: O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (9h), o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes (10h), presidentes de grandes bancos (14h30) e economistas-chefes (16h30) falam em evento fechado à investidores institucionais, em São Paulo. O Ministério do Planejamento promove seminário de Avaliação e Melhoria do Gasto Público, com as presenças da ministra da pasta, Simone Tebet, e do secretário do Tesouro, Rogério Ceron (9h).
A Aneel discute revisão dos valores das bandeiras tarifárias (9h), a Receita Federal divulga a arrecadação de julho (10h30) e o chefe na Receita, Claudemir Malaquias, dará entrevista (11h). O Presidente em exercício e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, cumpre agenda em São Paulo, na cidade de Mauá (9h30) e com representantes da Gerdau, Vamos e Volkswagen (16h).
O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo (10h), e o Ministro dos Transportes, Renan Filho (14h), participam de reuniões na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No Congresso, a Câmara tem reunião de líderes sobre o arcabouço fiscal (12h30) e, no Senado, o relator do PL do Carf, Otto Alencar (PSD), faz a leitura do relatório na Comissão de Assuntos Econômicos (9h), e a Comissão de Constituição e Justiça realiza audiência pública sobre a reforma tributária (14h).
EUA: Três dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) devem fazer comentários públicos hoje: Thomas Barkin (8h30), Austan Goolsbee e a diretora Michelle Bowman (15h30).
Publicidade