Mercado

Abertura de Mercado: Dados de confiança na Europa animam investidores nesta quarta

Veja a agenda econômica do dia no Brasil e no mundo

Abertura de Mercado: Dados de confiança na Europa animam investidores nesta quarta
Foto da entrada da B3 em São Paulo. (Paulo Whitaker/Reuters)
  • No exterior, índices de atividade na Europa trazem alivio apesar de ainda mostrarem divergência da retomada dos setores
  • Assim, as bolsas europeias e os índices futuros das bolsas de NY sobem
  • O bom humor no exterior pode contribuir para um início de negócios também positivo para os ativos do Brasil

No exterior, índices de atividade na Europa trazem alivio apesar de ainda mostrarem divergência da retomada dos setores, com destaque para fraqueza do segmento de serviços. Estes resultados dão indícios de melhora no desempenho da economia global e animam investidores lá fora.

Assim, as bolsas europeias e os índices futuros das bolsas de NY, esses últimos ainda impulsionados pelo balanço trimestral melhor do que esperado da Nike, sobem. O petróleo também avança. O bom humor no exterior pode contribuir para um início de negócios também positivo para os ativos do Brasil.

Além disso, o resultado do IPCA-15 de setembro e os dados do setor externo, no Brasil, além dos pronunciamentos de Jerome Powell (Fed) e Cristine Lagarde (BCE) também podem influenciar os mercados.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com relação à inflação, o resultado de setembro pode mostrar uma aceleração em relação ao mês de agosto, mas ainda deve ficar longe de incomodar os investidores e o Banco Central, que reforçou Selic em 2% a. a. por um bom tempo, na ata da última reunião do Copom, que foi divulgada ontem.

No campo político, a proposta de emenda constitucional do pacto federativo foi mais uma vez adiada pelo relator Marcio Bittar. A PEC trará as bases do novo programa social do governo que substituirá o Bolsa Família. O ministro da economia, Paulo Guedes, deverá apresentar, pelo menos internamente, a proposta para o financiamento do programa até sexta-feira.

Agenda econômica 23/09

Brasil: Será divulgado às 9hrs o IPCA-15 de setembro, cuja mediana das estimativas é de alta de 0,39% na variação mensal. Em seguida, às 9h30, será conhecido o desempenho do setor externo em agosto.

EUA: O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, testemunha no subcomitê sobre a crise do Coronavirus da Câmara dos Representantes, às 11h. Ainda nos EUA, tem o PMI composto de setembro, às 10h45. O departamento de energia divulga os estoques de petróleo às 11h30.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos