No exterior, a nova variante Ômicron do Coronavírus segue impondo cautela nos mercados, em meio ao temor de que volte a paralisar a economia mundial.
Assim, após uma terça-feira mais positiva, a indefinição atinge os mercados de ações europeus, enquanto os índices futuros de NY cedem moderadamente, ao passo que os juros dos treasuries sobem.
Leia também
Os investidores estão em compasso de espera pela divulgação do PIB final americano e pela inflação medida pelo PCE, ambos do 3T21. A expectativa é de desaceleração do PIB, o que tende a reforçar que o Fed pode retomar o ciclo de alta de juros em 2022, com três elevações, como o próprio sinalizou.
Com relação às commodities, o petróleo opera em alta nesta manhã de quarta-feira, com os investidores de olho na queda dos estoques americanos. Já no Brasil, o exterior morno nesta manhã pode provocar um dia de volatilidade internamente ainda mais considerando que estamos nos aproximando das festas de final de ano o
que tem deixado a liquidez baixa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, os investidores seguem atentos ao cenário fiscal doméstico. Depois de muita indefinição, o Orçamento de 2022 foi finalmente aprovado na Câmara
e Senado. Os ruídos políticos em relação a este tema podem deixar o dólar vs. real mais pressionado no pregão de hoje.
Agenda econômica 22/12
Brasil: O banco central divulga os dados do setor externo, às 9h30.
EUA: A terceira leitura do PIB americano e a inflação do PCE do 3T21 saem às 10h30.