Mercado

Abertura de Mercado: Selic e precatórios seguem no radar dos investidores

Abertura de Mercado: Selic e precatórios seguem no radar dos investidores
Fachada do prédio da B3, em São Paulo. Foto: Divulgação B3)

Nesta ‘Super Quarta’, os investidores aguardam as decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos. No exterior, as bolsas da Europa e futuros em Nova York operam com sinal positivo, na expectativa de que o presidente do Fed, Jerome Powell, dê, hoje à tarde, sinais mais claros sobre quando pretende começar a reduzir o programa de afrouxamento quantitativo.

A aprovação da suspensão do teto da dívida americana ontem pela Câmara dos Representantes também tende a reforçar o alívio nos negócios. As incertezas em relação à Evergrande, gigante do setor imobiliário chinês, continuam sendo acompanhadas pelo mercado.

Para tentar ajudar a Evergrande, o governo chinês anunciou US$ 18,5 bilhões no sistema financeiro. O exterior mais ameno deve trazer mais tranquilidade aos negócios locais. A injeção de recursos do governo chinês para socorrer a
Evergrande, tende a trazer algum alívio para as ações ligadas às commodities metálicas na Bolsa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas os desdobramentos relacionados aos precatórios e a sessão da reforma administrativa ficam no radar internamente, enquanto aguardam sinalizações por parte do Banco Central sobre até que patamar o juro básico poderá chegar no fim do ciclo.

Agenda econômica 22/09

Brasil: Às 14h30, o Ministério da Economia divulga Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 4º bimestre, seguida de entrevista dos secretários especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e do Tesouro, Jeferson Bittencourt (15h30). A partir das 18h30, o Copom deve elevar a Selic de 5,25% para 6,25%, conforme esperado pelo mercado.

EUA: O Federal Reserve divulga sua decisão de política monetária (15h). Às 15h30, o presidente do Fed, Jerome Powell, participa de entrevista coletiva. O American Petroleum Institute (API) estima que os estoques de petróleo nos Estados Unidos tenham recuado cerca de 6,1 milhões de barris na semana encerrada em 17 de setembro. O API também aponta queda de 400 mil barris nos estoques
de gasolina e recuo de 2,7 milhões de barris nos estoques de destilados. Nos estoques de petróleo em Cushing, por sua vez, a queda teria sido de 1,7 milhão de barris no período, segundo o API.

Ásia: Nesta madrugada, o Banco do Japão manteve sua política monetária ultra-acomodatícia inalterada, como se previa. O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) reafirmou suas principais taxas de juros de pelo 17º mês seguido.

Publicidade