Mercado

Abertura de Mercado: Alta das bolsas internacionais deve ajudar o Ibovespa

Abertura de Mercado: Alta das bolsas internacionais deve ajudar o Ibovespa
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock

Após o Federal Reserve, o banco central norte-americano, ter indicado ontem o início gradual da retirada dos estímulos em novembro, mas sem indicar alta dos juros, as bolsas internacionais seguem operando no terreno positivo nesta quinta-feira (23).

Investidores, no entanto, seguem atentos ao noticiário envolvendo a Evergrande, gigante chinesa do setor imobiliário. Nesta madrugada, as ações da empresa dispararam em Hong Kong e as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta.

Na Europa, os investidores devem repercutir a decisão de política monetária do BC da Inglaterra, que há pouco, anunciou a manutenção dos juros básicos em 0,10%. Nos EUA, os juros dos Treasuries também sobem, enquanto os contratos futuros do
petróleo operam em queda.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O tom positivo das bolsas internacionais deve ajudar o Ibovespa, assim como o dólar mais fraco ante outras moedas de países emergentes e exportadores de commodities tende a tirar pressão do dólar ante o real. Já os juros futuros devem ter ajuste moderado à decisão do Copom de elevar a Selic de 5,25% para 6,25% e indicar outra dose igual em outubro, conforme já era esperado pelo mercado. Os investidores também acompanham a votação da reforma administrativa na comissão especial da
Câmara, adiada de ontem para hoje.

Agenda econômica 23/09

Brasil: A agenda desta quinta-feira traz a divulgação dos dados de arrecadação federal em agosto (14h00). Destaque ainda ao leilão de LTN, NTN-F e LFT (11h).

EUA: O dia é de leituras prévias do índice de gerentes de compras, além dos pedidos de auxílio-desemprego.

Europa: O índice de gerentes de compras (PMI) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 59 em agosto para 56,1 em setembro, atingindo o menor patamar em cinco meses. No Reino Unido, o indicador cedeu a 54,1 este mês, após 54,8, no menor nível em sete meses. O da Alemanha caiu de 60 no mês passado para 55,3 em setembro. Trata-se da menor marca em sete meses.

Ásia: Hoje saem as leituras prévias do índice de gerentes de compras do Japão.

Publicidade