O índice DXY do dólar operava em baixa pela manhã. No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo seguem em alta, após relatos de que a OPEP+ pretende ampliar sua produção menos do que se esperava e uma forte queda nos estoques dos EUA, confirmando a perspectiva de forte
demanda pela commodity.
Ainda hoje no exterior, os investidores devem digerir a decisão de política monetária na Inglaterra, as novidades na direção do pacote de infraestrutura do presidente Biden e os dados econômicos de atividade e emprego nos EUA. O mercado deve monitorar também os pronunciamentos de vários dirigentes do FED ao longo do dia.
No Brasil, os investidores começam o dia avaliando o Relatório Trimestral de Inflação. O dólar pode seguir volátil e pode voltar a cair diante da fraqueza da moeda americana no exterior e com novos ingressos de fluxo cambial em meio a perspectiva de alta maior da Selic neste ano e manutenção de juros nos EUA.
Para o Ibovespa, o dia promete ser favorável. Além de um exterior mais positivo, a elevação do valor do dividendo da Vale a ser pago no próximo dia 30/06 deve animar os investidores.
Agenda econômica 24/06
Brasil: O presidente do BC, Roberto Campos Neto e o diretor de política econômica, Fabio Kanczuk, concedem entrevista sobre o RTI, às 11hrs. No mesmo horário, o Tesouro Nacional realiza leilão de LTN, NTN-F e LFT.
EUA: São esperados os dados do PIB do 1T21, os pedidos semanais de auxílio desemprego e asencomendas de bens duráveis em maio, às 9h30. Alguns dirigentes do Fed participam de evento público como Barkin de Richmond às 10hrs e 17hrs; Bostic de Atlanta às 10h30 e Williams ao meio
dia.